ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae promove palestra ESG para Pequenos Negócios durante a INDEX 2025 

O Painel reuniu especialistas para discutir práticas sustentáveis como diferencial competitivo para micro e pequenas empresas 
Por Isac Elisson
ASN BA Atualização
Compartilhe

Na última sexta-feira (29), data que marcou o encerramento da INDEX, o Sebrae promoveu a palestra ESG para Pequenos Negócios no auditório Comércio Digital, no Centro de Convenções Salvador. A apresentação foi conduzida pela coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia, Marcia Suede.

Com o tema “A responsabilidade socioambiental não é apenas das grandes empresas; é também uma oportunidade de inovação, reputação e vantagem competitiva no mercado atual”, a palestrante mostrou como os pequenos negócios podem alinhar suas estratégias para reduzir impactos ambientais, seguindo os princípios Ambiental, Social e de Governança (ESG), e contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“É necessário que as pequenas empresas percebam a importância do ambiental na gestão empresarial, pois isso faz diferença no negócio, gera competitividade e mostra para a necessidade de ter uma produção sustentável. Trazer esse tema para a programação da INDEX, conversar diretamente com esses pequenos negócios, é essencial para que eles entendam essa responsabilidade e sejam socialmente sustentáveis”, explicou Márcia.

Durante o painel, Márcia recebeu o jornalista e editor do site Notícias Sustentáveis, Murilo Gitel, e a contadora da AC Consultoria e Governança Corporativa, Ana Paula Oliveira. “Hoje as grandes corporações cobram que os seus fornecedores estejam alinhados com práticas sustentáveis. Os clientes, hoje em dia, não compram de marcas que degradam o meio ambiente. Por isso, esses eventos do Sebrae são necessários para despertar a consciência ambiental, tanto dos consumidores quanto dos empresários”, resumiu Murilo.

Para Ana Paula, a INDEX foi uma oportunidade para startups ampliarem seus conhecimentos sobre questões climáticas e gestão empresarial. “Uma instituição bem estruturada evita desperdícios e implementa processos transparentes. E, com relação ao meio ambiente, a parte de reciclagem, política reversa, traz retorno financeiro. É necessário que os gestores compareçam a essas feiras, busquem conhecimento, procurem o Sebrae para saber o que está acontecendo no seu negócio e achar uma solução inovadora que faça toda a diferença”, completou.