Um encontro realizado na tarde desta quinta-feira, 17, debateu a comunicação com foco na melhoraria das relações empresariais. Intitulado “Comunicação inteligente: a chave para relações empresarias de sucesso”, os participantes puderam entender melhor como a ferramenta pode auxiliar no desenvolvimento dos negócios, filtros, linguagem não verbal, pilares da comunicação assertiva e como aplicar a comunicação não violenta na rotina de trabalho.
Composto por mulheres em sua maioria, os participantes puderam entender como funciona o processo de comunicação e o que é preciso para melhorar suas habilidades neste tema. Durante o encontro, apresentaram suas perspectivas, qualidades, deficiências, além de desenvolver atividades para compreender como tudo funciona na prática.

Para a analista de negócios do Sebrae, Paula Mascarenhas, o empreendedor precisa pensar no negócio também quando se fala em comunicação, porque é base dos nossos relacionamentos. “Quando falamos que a [comunicação] empresarial é mais sensível, é porque precisamos utilizar técnicas de vendas, precisamos nos comunicar com os liderados, lidar com conflitos interpessoais, negociar com fornecedor e a comunicação é um pilar disso”, detalha.

O consultor Júlio Santos, da Sachau Inteligência Sócio Econômica, está em processo de transição de carreira e acredita que o encontro foi importante para ajudá-lo nesta mudança de rota. “Eu preciso estar com pessoas e o Sebrae é o espaço certo para desenvolver esta qualidade. Após o evento, acredito que vou ser mais assertivo em minha comunicação ao conhecer a metodologia, etapas e aplicação”, diz.
Ao iniciar uma nova etapa na carreira, a consultora do ramo alimentício, Simara Faustino, esteve no encontro para melhorar seu contato com os clientes. “Quando se fala de consultoria a comunicação é primordial. O treinamento trouxe conceitos importantes e a prática me ajudou a fortalecer o aprendizado ao aplicá-lo em diversas situações. Vou usar o que aprendi aqui para além do empresarial, inclusive”, celebra.

O Sebrae desenvolve diversas palestras como esta e a próxima será “Comunicação que conquista: oratória e vendas com focos em resultados”, com a especialista Cristiane Costa. Inscrições no link:

