Empresários e colaboradores do segmento de saúde, de empreendimentos como clínicas, hospitais, laboratórios, consultórios de odontologia, farmácias de manipulação e espaços terapêuticos, participaram da palestra “Saúde Mental: como alavancar os resultados da sua empresa”, realizada pelo Sebrae nesta quinta-feira (21), no Caraíbas Hall, em Irecê.
Cerca de 120 pessoas lotaram o auditório para escutar a psicóloga PhD em Neurociências, Geissy Rodrigues, que falou sobre a importância de o colaborador e o empresário terem inteligência emocional para enfrentar os desafios impostos pela agenda atribulada da empresa. Para Geissy, é preciso desconectar para ganhar em qualidade de tempo e eficiência no trabalho. “O empresário que quer buscar evolução e eficiência na sua empresa precisa construir uma cultura fortalecida no feedback, no ouvir as pessoas. Promovendo a escuta e mostrando que o colaborador tem vez e voz, as pessoas se sentem confortáveis para participar dos processos e contribuir da melhor forma possível para o crescimento da empresa”, afirmou a especialista.
O médico Danilo Oliveira Abreu, da Dax Vascular, participou do evento e destacou a importância de buscar aprendizado e informações técnicas sobre esse tema tão relevante e debatido pós-pandemia. “Vimos aqui com esse intuito de aprender e foi uma grata surpresa para nós, esse momento rico de troca de experiências e apresentação de dados relevantes sobre a saúde mental do brasileiro. Ótima oportunidade de debate e aprendizado”, afirmou Danilo.
A dentista Luísa Carvalho ressaltou a importância do tema debatido e afirmou que vai avaliar as práticas diárias do consultório para ampliar momentos de diálogo e pausas. “A área de saúde cuida de gente. E tão importante quanto cuidar do paciente é cuidar de nós mesmos. As pessoas estão com dificuldade de comunicação e de lidar com as emoções e é preciso ter um tempo para reflexão. A atenção e o olho a olho é que que conecta e estamos perdendo isso por conta da quantidade de informações que recebemos diariamente através das redes sociais e aparelhos eletrônicos por exemplo. Foi ótima a palestra, que nos mostrou de forma objetiva como é preciso mudar urgentemente nossas posturas”, ressaltou a dentista.
Para a gestora de projetos do Sebrae Bahia, Delian Mendes, a temática levou os participantes à reflexão sobre autocuidado, diálogo, pausa para descanso e mentalidade positiva. “Foi um momento de muita troca entre a palestrante e os participantes, que tiveram uma verdadeira aula sobre saúde mental. Recebemos um feedback muito positivo sobre o tema e como foi apresentado durante a palestra. Um tema que até não tinha sido discutido e foi amplamente aceito pelas empresas”, concluiu a gestora.

