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Sebrae realiza palestra sobre vendas e fidelização de clientes em Juazeiro

Cerca de 40 representantes de pequenos negócios participaram da capacitação
Por Carlos Humberto para ML Comunicação
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“A melhor ferramenta para vender mais é você. Redes sociais são apenas instrumentos de apoio”. Com essa provocação, o consultor empresarial Rafael Costa, especialista em marketing, finanças, gestão de qualidade e planejamento, recebeu cerca de 40 empreendedores e colaboradores de pequenos negócios do Vale do São Francisco, para falar de estratégias de vendas e fidelização de clientes, na última quinta-feira (31), na sede do Sebrae em Juazeiro.

Durante o encontro, foram apresentadas técnicas para vender mais e aproveitar cada oportunidade de negócio e estratégias para fidelizar seus clientes e garantir a satisfação deles. O especialista alertou para a importância do trabalho feito em equipe e para isso é necessário desenvolver sinergia, valorizando o pré e o pós-venda. Questões sobre o que não deveria ser feito e como anda a administração do tempo, suscitaram muitos comentários entre os participantes, que contaram suas histórias.

A empresária Helen Jacqueline, dona do HS Centro Estético, considerou o encontro “muito engrandecedor”. “Várias lições sobre vendas foram apresentadas para que a gente possa atender bem o cliente e crescer nosso potencial no mercado. Pretendo aplicar as técnicas que aprendi aqui e voltar sempre para participar das palestras de capacitação do Sebrae”, afirmou.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo empresário Eduardo Brito, dono da Tork Sistema de Gestão Empresarial. “É sempre importante participar, ganhar novos conhecimentos, novas dicas e estratégias para colocar em prática. A cada encontro, nós saímos motivados para levar as informações para nossos colaboradores e, na ponta do processo, o maior beneficiado será o cliente, aquele que realmente buscamos atender cada vez melhor”, garante Brito.

Para o analista do Sebrae Edlan Amaral, coordenador do evento, “tão importante quanto vender, é fidelizar o cliente. A fidelização é fundamental para o crescimento dos pequenos negócios porque proporciona um constante crescimento do faturamento. O aprendizado que fica a cada encontro realizado reforça cada vez mais a missão do Sebrae em fortalecer o desenvolvimento da economia da região. Ficamos felizes com a presença de todos que vieram buscar conhecimentos sobre uma temática fundamental em um momento tão oportuno para o setor”, conclui Amaral.