ASN BA
Compartilhe

Sebrae reúne gestores municipais para debater inovação e desenvolvimento regional

Prefeitos e vice-prefeitos da região de Irecê, Chapada Diamantina e Bacia do Paramirim participaram do Cidades Inteligentes
Por Nara Zaneli para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Cidades do Futuro reuniu cerca de 30 prefeitos e vice-prefeitos das regiões de Irecê, Chapada Diamantina e Bacia do Paramirim, nesta quarta-feira (4), no Hotel Portal Lençóis. O encontro, realizado pelo Sebrae, em parceria com o SENAR e União dos Municípios da Bahia(UPB), destacou a importância de uma gestão pública inovadora, eficiente e focada no desenvolvimento sustentável das cidades.

Na ocasião, o prefeito de João Dourado, Di Cardoso, recebeu uma homenagem especial com a entrega da placa de vencedor do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e finalista da etapa nacional, e compartilhou vários avanços de seu município, frutos da parceria com o Sebrae. “Estamos transformando a educação com a inserção da educação empreendedora no currículo escolar, fortalecendo a agricultura familiar por meio da regularização das associações e promovendo ações de gestão pública e empresarial através da Sala do Empreendedor. Essa parceria com o Sebrae rendeu muitos frutos para a nossa cidade e, nessa próxima gestão, vamos reforçar ainda mais as ações desenvolvidas através dessa parceria”, destacou Di Cardoso.

A anfitriã do evento, a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna, ressaltou a relevância da colaboração com o Sebrae para o município, e destacou a construção do Plano Municipal de Turismo, que só foi possível graças à assistência técnica da entidade. “Essa parceria é sólida e tem sido essencial para o desenvolvimento de Lençóis. A nossa economia gira em torno de 90% do turismo e vamos continuar trabalhando com foco nesse segmento. O Sebrae é um parceiro muito estratégico para o nosso município e vamos alinhar novas ações em 2025”, afirmou.

Para o prefeito eleito da cidade de Ibititá, Afonso Mendonça, o encontro foi um momento de networking e muita troca de experiências. “Conversei com muitos colegas prefeitos e acompanhei as ações apresentadas por prefeitos já eleitos com a parceria do Sebrae. Estou muito empolgado para dar início a essa gestão em Ibititá, que será pautada por esse espírito de inovação, desenvolvimento sustentável e cuidado com às pessoas. O Sebrae com certeza será nosso parceiro nessa caminhada”, afirmou o novo gestor.

O presidente do sistema FAEB/SENAR e diretor do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, reforçou a necessidade de uma gestão descentralizada, destacando a importância dos municípios e das gestões que buscam ferramentas que busquem excelência, inovação e desenvolvimento regional sustentável. “Os municípios
são protagonistas no desenvolvimento do nosso estado e do nosso País. É fundamental que prefeitos eleitos e reeleitos priorizem ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas, trabalhando com foco no cidadão”, pontuou.

Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, esses momentos são importantes para essa integração das regiões e dos gestores e, durante a sua fala, apresentou programas e dados que reforçaram o papel do Sebrae no fortalecimento das gestões municipais e no desenvolvimento da economia local. “Estamos prontos para estabelecer parcerias com as prefeituras, oferecendo soluções que contribuam diretamente para o crescimento das cidades. O Sebrae entende que cada município tem sua realidade e suas peculiaridades. Por isso, oferecemos soluções personalizadas, que atendem às necessidades específicas de cada gestão. A parceria com as prefeituras é essencial para promover o crescimento econômico e social de forma sustentável”, concluiu.

Encontro Cidades do Futuro

O Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Cidades do Futuro reforçou a relevância de investir em inovação, capacitação e novas ferramentas para promover o desenvolvimento sustentável nos municípios. O evento reuniu gestores municipais de diversas regiões para discutir estratégias capazes de melhorar a administração pública e fomentar o crescimento econômico local. A troca de experiências e a busca por soluções inovadoras foram apontadas como essenciais para enfrentar desafios contemporâneos e oferecer serviços mais eficientes à população, fortalecendo, assim, o potencial de transformação das cidades.