O Dia Nacional das Startups foi comemorado sábado (22) na Bahia com a 11ª edição do Startup Day, que foi realizado em onze municípios baianos (Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Cruz das Almas, Cachoeira, Vitória da Conquista e Guanambi). Quase mil pessoas participaram das atividades.
O Startup Day 2025 integra o escopo do convênio de dois anos (2025-2026) celebrado entre o Sebrae Bahia e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA), cujo objetivo é realizar ações de fomento às startups e ao ecossistema de inovação da Bahia. Para celebrar a data, o sistema Sebrae nacional realizou inúmeras ações neste dia, no país, de forma simultânea.
Em Salvador, o Startup Day aconteceu no SebraeLab, no Parque da Cidade, no Itaigara. O especialista em inovação e investidor de startups, Alexandre Uehara, ministrou a palestra ‘Como inovar com mindset fail fast’. Os participantes também puderam assistir ao especialista em cibersegurança, Alexandre Antabi, cujo tema apresentado foi “Ferramentas essenciais para Privacidade e Proteção de Dados: Uma abordagem prática”.

Já em Ilhéus o encontro foi realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Dois depoimentos de cases de sucesso foram destaque: o da fundadora da ExperienTur, Vanessa Oliveira, que compartilhou sua experiência com um modelo de negócio digital inovador que nasceu na pandemia; e o do empreendedor Caio Ribeiro Rios, do Guia Serve, que falou sobre os desafios de desenvolver uma startup e sobre a conquista de uma bolsa no programa Start Nordeste.

De acordo com o coordenador de Inovação e Tecnologia do Sebrae Bahia, Tauan Reis, a presença do público nos eventos realizados nas onze cidades baianas superou as expectativas. “Tivemos um excelente público no sábado, muito acima do que nós esperávamos, ao todo foram 927 pessoas do ecossistema de inovação da Bahia. O objetivo é que o Startup Day sensibilize e mobilize público para as próximas ações do governo”, ressaltou o gestor.
Tauan Reis ratifica, ainda, que serão realizadas outras ações do convênio celebrado entre Sebrae e SECTI até o final deste ano, que envolvem mentorias, aceleração, missão técnica e empresarial, finalizando com o BTX, evento principal da parceria.
Na avaliação do diretor de Inovação e Competitividade da SECTI, Sócrates Gomes Pereira Bittencourt Santana, o Startup Day da Bahia é o maior evento de startups do Brasil. “Esta edição foi a maior da história do nosso estado, foi a que mais mobilizou inventores, pesquisadores, empreendedores e inovadores. E não poderia ser diferente, porque, quando a gente reúne duas instituições com tamanha responsabilidade e capilaridade como a SECTI e o Sebrae, só poderia dar nisso”, comentou.
“O Startup Day é o ponto de partida de uma jornada que este ano vai culminar na realização do maior evento de inovação do estado da Bahia, que é o Bahiatech, o BTX, que vai reunir no final deste ano inovadores, empreendedores para mostrar ao Brasil e ao mundo, principalmente para os empreendedores do nosso estado, qual é o estado da arte, da inovação do nosso estado, apresentando modelos de negócio inovadores, empresas de base tecnológica e transformando e convertendo toda essa mobilização inovadora no nosso estado em desenvolvimento econômico, desde os estudantes até grandes indústrias da Bahia. Nós acreditamos que cada ideia que é construída dentro de uma escola pública do nosso estado pode virar no futuro uma grande empresa, um grande negócio inovador que vai moldar o mundo e o futuro”, finalizou.
