ASN BA
Compartilhe

Startup Day 2025 reuniu estudantes e empreendedores num evento de inovação em Ilhéus

Iniciativa reuniu empreendedores, estudantes e especialistas na UESC e na Faculdade de Ilhéus
Por Nanci Macedo para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Startup Day 2025, realizado na manhã do último sábado (21) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e na Faculdade de Ilhéus, reuniu empreendedores, estudantes e interessados no universo da inovação e startups. O evento, promovido pelo Sebrae Bahia em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA), teve uma programação intensa com palestras, painéis e networking voltados ao fomento do ecossistema empreendedor no estado.

Para o gerente adjunto do Sebrae regional, Michel Lima, o evento reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento do empreendedorismo inovador. “O Startup Day é uma oportunidade única para conectar ideias, talentos e investidores, além de trazer insights valiosos para quem está começando ou quer expandir seus negócios”, destacou.

Uma das palestras foi ministrada pela fundadora da ExperienTur, Vanessa Oliveira, que compartilhou sua experiência com um modelo de negócio digital inovador que nasceu na pandemia. “Transformamos milhas acumuladas em viagens dos sonhos, mostrando que é possível empreender de forma criativa e eficiente no turismo. Isso nasceu no momento mais inesperado, que foi na pandemia, e quando ninguém acreditava que seria possível, nós tivemos a coragem, conseguimos desenvolver e provar que é possível”, explicou.

O empreendedor Caio Ribeiro Rios, do Guia Serve, abordou sua trajetória e os desafios de desenvolver uma startup. Ele também falou sobre a conquista de uma bolsa no programa Start Nordeste. “Participar desse programa foi essencial porque vamos poder aprimorar o nosso modelo de negócio e ganhar visibilidade no mercado”, afirmou.

O impacto do evento para os estudantes também foi ressaltado pelo diretor-presidente da Cia Júnior Consultoria, Arthur Duete Cerqueira. “O Startup Day proporciona uma vivência prática do empreendedorismo, incentivando os alunos a transformarem suas ideias em negócios viáveis”, comentou.

Já o professor Alfredo Dib, do INETI Incubadora da UESC, enfatizou o papel do Sebrae e do Startup Day no fomento às startups locais. “Essas iniciativas são fundamentais para estimular a inovação e criar um ambiente propício ao desenvolvimento de novas empresas”, disse.

A relevância do evento para os pequenos empreendedores também foi destacada por Camile Maltez, supervisora de apoio ao empreendedorismo do Porto Sul Incubadora Social, que participou junto com um grupo de 10 assessoras. “O Sebrae tem um papel essencial na capacitação e no suporte aos negócios emergentes. O Startup Day reforça essa missão ao conectar conhecimento, experiência e oportunidades”, concluiu.