Qualificar os fornecedores do Carnaval, com práticas de ESG, engajar as lideranças femininas tradicionais, as baianas de acarajé como embaixadoras da sustentabilidade e fortalecer cooperativas de reutilizáveis e recicláveis, por meio de diagnóstico, plano de trabalho e estratégias de comunicação. Esses são os objetivos do Sustenta Folia, parceria entre o Sebrae e da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal da Prefeitura de Salvador (Secis), que foi lançado na manhã desta quinta-feira (25). O público formado por baianas de acarajé, associação de catadores, pequenas empresas, prestigiou, no auditório do Sebrae, no bairro do Costa Azul, a iniciativa que pretende gerar impacto social, ambiental, e econômico positivo em Salvador.
Na abertura da solenidade, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou a relevância da parceria no sentido de fortalecer os pequenos negócios. “Essa ação em conjunto vai fazer com que os objetivos colocados pelo Sustenta Folia possam ser alcançados. O papel do Sebrae é estar perto de vocês para realizar o melhor trabalho, e que este seja um projeto inovador e faça com que Salvador e a Bahia sejam lembradas por ações como essa”, ressaltou.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, celebrou mais uma cooperação para o fomento da agenda ESG na cidade. “Já temos parcerias com a Prefeitura, a exemplo do Sebrae Ecos, com ações voltadas para sustentabilidade, mas com essa nova parceria juntamos esforços para irmos mais longe. A agenda da sustentabilidade se impõe como prioritária dentro das organizações, mas a adesão de vocês é importante para o desenvolvimento de uma consciência ecológica”, frisou.
A analista do Sebrae Bahia, Márcia Suede explicou como a iniciativa contribui para a expansão das ações de sustentabilidade dentro das pequenas empresas.
“Para nós, do Sebrae, a parceria com a Secis, através do projeto Sustenta Folia é muito importante. Como já trabalhamos o tema ambiental, social e de governança com as pequenas empresas de outros segmentos empresariais, levar o tema para os empreendedores da cadeia de valor do Carnaval, baianas de acarajé e cooperativas de catadores e catadoras de material recicláveis é uma excelente oportunidade”, afirmou.
O secretário de Sustentabilidade e Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal da Prefeitura de Salvador, Ivan Euler, falou sobre a ideia de criação da iniciativa. “Esse programa nasce a partir de outra iniciativa da Secis chamada Carnaval Sustentável, que orienta e capacita a cidade e empresários sobre o que é ESG e o que é economia circular. Com isso, também temos o trabalho com os catadores e trouxemos as baianas de acarajé, que também serão capacitadas”, afirmou.
Sustenta Folia
O subsecretário de Sustentabilidade e Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal da Prefeitura de Salvador (Secis), Valter Pinto, discorreu, por meio de uma apresentação, sobre o Sustenta Folia, que tem o objetivo de promover a sustentabilidade e resiliência do segmento empresarial de Salvador, implantar práticas de ESG no eixo social, ambiental, governança, empreendedorismo social e cooperativado, além de estimular a geração de emprego e renda por meio da nova economia verde.
“Falamos de uma cadeia produtiva e nada mais justo do que qualificar as pessoas para que as empresas apliquem cada vez mais o ESG em todas as metas e iniciativas”, explicou o subsecretário Valter Pinto.
O público-alvo a ser alcançado pela ação é formado por micro e pequenas empresas fornecedores de blocos, trios e camarotes do Carnaval; baianas de acarajé, cooperativas de reciclagem, com inclusão socioprodutiva e inovação.
Os selecionados terão acesso a uma trilha formativa nos eixos de inclusão e inovação, capacitação técnica, consultorias e acesso a mercado, e valorização cultural de social. Participarão de atividades, como workshop sobre serviços sustentáveis e fornecedores ESG, palestras acerca do conceito de sustentabilidade e qualificação nos negócios, além das trocas de conhecimento.

