ASN BA
Compartilhe

Último dia da e-Agro teve palestra sobre uso da tecnologia na pecuária

Antônio Chaker mostrou para os participantes as possibilidades de usar a tecnologia na pecuária com menos custo
Por Rosana Silva para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

A palestra “Implantação de tecnologias para aumento de lucratividade na pecuária” foi ministrada pelo consultor, pecuarista e coordenador do grupo Integra, Antônio Chaker, na tarde deste sábado (9), na plenária Neoenergia Coelba, na e-Agro.

Segundo Chacker, o uso da tecnologia na pecuária pode gerar custos, mas também pode não ter custos. “Um produtor pode usar uma adubação, comprar uma máquina, que são tecnologias que usam dinheiro. Mas, por outro lado, se ele tiver capricho no manejo de pastagem, se ele puder gerir bem equipe, são tecnologias de alto impacto que não custam dinheiro”, explicou.

O investimento da tecnologia tem relevância, mas não é o bastante. O palestrante ressaltou a necessidade de levar em consideração as áreas da gestão, produção e gente.

“Primeiro, a gente precisa intensificar a gestão de pessoas, a gestão financeira, para depois intensificar a produção, para não correr risco. Ao olhar para a gente, gestão e produção existem muitas oportunidades e desenvolvimento para todas as empresas. Isso não é diferente numa fazenda. A pecuária é transformar capim em carne e é preciso se preocupar em produzir e colher forragem de qualidade para os animais se alimentarem bem”.

Para as pequenas empresas, o uso da tecnologia ocorre da mesma maneira, pois os negócios também precisam qualificar suas atividades, como explicou o palestrante.

“A pequena empresa tem a vantagem de o dono estar muito próximo, de estar na operação, dele colocar os valores dele e o DNA muito próximo para a equipe. Então mesmo sendo uma empresa menor, ela não abre mão da necessidade de ter bons valores, de ter visão de longo prazo e de acompanhar os resultados que a propriedade precisa ter”, ressaltou.

O palestrante explicou a importância de saber das possibilidades de uso da tecnologia com e sem custos e, assim, contribuir para o desenvolvimento do negócio. “As mais importantes [tecnologias] são as que não usam dinheiro, que é o capricho, o esforço, que irá levar o negócio para outro nível”, finalizou.

e-Agro segue até sábado (9)

A e-Agro é promovida pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae e conta com patrocínio da Neoenergia Coelba, Syngenta, Aiba, Abapa, Banco do Nordeste, Guebor, Sistema Fieb/Senai/Cimatec e Sistema Fecomércio-BA e o apoio do Banco do Brasil. O evento, que segue até sábado (9), é gratuito e a programação completa pode ser conferida em https://www.eagrodigital.com.br/. Empreendedores com CNPJ, DAP, NIRF, CAF, registro de pesca e carteira de artesão têm acesso também às palestras e capacitações. Já o público geral pode conferir as áreas de exposição e as atrações culturais durante todos os dias do evento.

A e-Agro conta ainda com uma ampla programação cultural, praça de alimentação, espaço de artesanato e arena tecnológica. A primeira edição do evento foi realizada em Vitória da Conquista, em 2019; uma edição digital, em 2020; e em Teixeira de Freitas, em 2021. Essa é a terceira edição consecutiva realizada em Salvador. Nas quatro edições presenciais anteriores, o evento já recebeu mais de 40 mil pessoas, gerou mais de 100 milhões de reais em negócios e teve participação de 200 expositores, além de ter gerado mais de 700 mil reais em mídia espontânea.