ASN BA Atualização
Compartilhe

Último dia de experiências nas rotas especiais surpreende jornalistas e profissionais do turismo na Chapada Diamantina

Imersão sensorial antecede abertura da RuralTur e revela histórias inspiradoras de empreendedores locais
Por Pedro Soledade
ASN BA Atualização
Compartilhe

Em dia de abertura da RuralTur, nesta quinta-feira (25), jornalistas e profissionais do turismo participaram das últimas experiências programadas das rotas especiais na Chapada Diamantina, vivenciando uma imersão sensorial marcada por sabores autênticos e histórias de superação. O roteiro começou com a acolhida do produtor Jair Galera, no Sítio do Galera, em Mucugê, onde o cultivo de morangos e outras frutas vermelhas se transformou em oportunidade de receptivo turístico.

Natural do Rio Grande do Sul, Jair iniciou seu negócio em 2015 e, com a criação da Casa do Morango, passou a integrar o turismo à produção agrícola, oferecendo aos visitantes uma vivência direta com o cultivo e os sabores das frutas vermelhas. A iniciativa reforça o papel do agronegócio conjugado ao turismo como vetor de desenvolvimento regional.

A rota foi finalizada com a degustação dos chocolates artesanais da marca Adamas, criados pela empreendedora Letícia Figueredo. Moradora de Mucugê, Letícia superou uma depressão severa ao transformar sua dor em arte e sabor. Inspirada por um sonho de infância, ela desenvolveu receitas que combinam ingredientes locais como cafés e frutas vermelhas, criando produtos que encantam pelo sabor e pela história por trás de cada barra.

As Rotas especiais da Chapada Diamantina – que integram roteiros que exploram experiências sensoriais (como flores, aromas, vinhos e chocolates), experiências com frutas vermelhas e experiências com os cafés especiais da chapada serão oficialmente apresentadas na RuralTur 2025.

Feira RuralTur movimenta negócios e turismo na Chapada Diamantina

A cidade de Mucugê está pronta para receber, de 25 a 27 de setembro, a 21ª RuralTur, evento que já se tornou referência nacional em turismo rural e experiências ligadas ao campo. A programação promete atrair produtores, moradores, empresários e turistas vindos de pelo menos 7 estados, para apreciar a sequência de atividades, que inclui roteiros turísticos guiados, apresentações culturais, rodas de conversas sobre saberes populares, experiências autênticas com comunidades locais, oficinas e vivências.

Entre os destaques, estão o cupping, que vai eleger o melhor café da região, além do lançamento do projeto Rotas Especiais da Chapada, iniciativas que fortalecem a conexão entre turismo, cultura e agricultura familiar.
A entrada é gratuita, mas as vagas para as experiências são limitadas, e podem ser feitas através deste link.

Saiba mais:

Rural Tur aquece negócios e turismo no coração da Chapada Diamantina