Até o dia 15 de maio as panificadoras do sudoeste baiano podem se inscrever na segunda edição do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia. A iniciativa do Sebrae com apoio de órgãos como FIEB e Sindicato da indústria de Panificação do estado da Bahia (Sipaceb) busca reconhecer o melhor pão francês produzido no estado. As inscrições podem ser feitas no site https://melhorpaofrances.com.br
Em 2024, a etapa regional no sudoeste baiano foi vencida pela Padaria Pão Delícia Artesanal, com sede em Brumado. Para Henrique Pires, sócio gestor do negócio, vencer essa etapa foi uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos, que foi pautado no amor pela panificação. “Foi muita dedicação desde o início. Antes da mão, a gente coloca o coração. Para nós o coração tem que estar na massa, porque comida para nós é sentimento. Nossa visão de trabalho não é levar apenas um pão, mas levar prazer para as mesas das pessoas”, relatou o empresário.
O concurso em 2025 segue com a mesma visão de fortalecer o setor da panificação promovendo a valorização do produto, incentivando a inovação no setor e qualidade. Podem se inscrever microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) formalizadas e com sede na Bahia. As empresas devem ter registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e regular, além de atender às exigências da Vigilância Sanitária aplicáveis ao negócio.
Após o período de inscrições as padarias vão passar pela avaliação de seus pães no formato de cliente oculto, uma pesquisa onde avaliadores vão até os estabelecimentos como clientes comuns e analisam a experiência, atendimento e qualidade do produto. A etapa regional acontecerá de 4 a 15 de agosto e a premiação estadual será realizada em 29 de agosto. Os vencedores receberão troféus, certificados e prêmios como notebooks, smartphones, vales-compras e participação em eventos como a Missão Empresarial FIPAN.
Critérios de avaliação
Os pães serão avaliados com base na norma ABNT NBR 16.170, que define os padrões de qualidade deste produto e leva em consideração características como crosta, miolo, sabor e textura. A crosta deve ser crocante e de cor dourada. O miolo deve ser macio, com alvéolos uniformes e bem distribuídos. O sabor deve ser agradável, com equilíbrio entre os ingredientes e, por fim, a textura deve ser leve e aerada. As avaliações serão feitas por consultores especializados, para verificar a conformidade com os critérios estabelecidos.

