ASN BA Atualização
Compartilhe

VI Encontro do Leite Oeste Bahia reúne lideranças e produtores em Barreiras para fortalecer a cadeia leiteira do Oeste

Parcerias e reconhecimento a produtores marcam a abertura do evento que consolida a região como referência na pecuária leiteira
Por Silvania Costa para a ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

O Sebrae em Barreiras sediou, na quarta-feira (29), a abertura oficial do VI Encontro do Leite Oeste Bahia, um dos mais importantes eventos técnicos da pecuária leiteira do estado. Realizado pelo projeto Leite Oeste Bahia, tendo Sebrae como um dos parceiros, o encontro reuniu produtores, prefeitos da região, representantes de associações, cooperativas, consórcios, sindicatos e entidades parceiras, consolidando o Oeste baiano como polo de inovação e produtividade no setor. A programação se estenderá por três dias, com palestras, cursos e o primeiro Festival de Queijos e Vinhos.

Dentre os participantes da solenidade estavam, o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o gestor de Agronegócio, Jocelino Menezes, o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, o secretário municipal de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto, o secretário de Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, o coordenador do projeto Leite Oeste Bahia, Ubirajara Ferreira Zaponni, a vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Carminha Missio, e a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Rosi Cerrato.

O gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso, ressaltou que a instituição é parceira do projeto desde o início, atuando na capacitação e no fortalecimento da gestão e da competitividade dos produtores. “O Sebrae tem trabalhado lado a lado com as instituições e produtores para transformar a cadeia produtiva do leite em um exemplo de eficiência e sustentabilidade. O crescimento expressivo das cooperativas e o aumento da produtividade mostram que o conhecimento e a inovação são os principais aliados do campo. Estamos presentes em todas as etapas, oferecendo consultorias, treinamentos e apoio técnico para que o pequeno e o médio produtor possam crescer com planejamento e segurança. É gratificante ver o quanto o setor evoluiu com o esforço conjunto de todos os parceiros, e o quanto o Oeste da Bahia têm se destacado como referência na produção leiteira”, enfatizou.

A VI edição do Leite Oeste Bahia, que este ano recebe o apoio da prefeitura de Barreiras, acontece até o dia 1º de novembro. O prefeito Otoniel Teixeira destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento da agropecuária regional. “Recebemos de braços abertos todos os produtores e criadores que vieram participar deste grande evento e, além disso, ajudamos com parte dos custos porque entendemos que esse apoio é fundamental para quem trabalha, produz e luta todos os dias. O Leite Oeste Bahia valoriza o homem e a mulher do campo, mostra a força de quem produz e contribui diretamente para a economia e o desenvolvimento do Oeste da Bahia. Quando unimos esforços, conseguimos fortalecer o setor produtivo, gerar oportunidades e consolidar Barreiras numa cidade que acredita e investe no desenvolvimento do campo”, afirmou o gestor.

Já o coordenador do projeto, Ubirajara Ferreira Zaponni, destacou o papel integrador do encontro. “Foi um momento de integração de toda a cadeia. Desde a primeira edição, em 2018, o Encontro do Leite Oeste Bahia tem esse propósito de reunir os entes produtores e as entidades para debater, discutir e traçar caminhos para o fortalecimento e desenvolvimento do setor, que vem crescendo de forma expressiva com cooperativas registrando aumento superior a 100% ao ano desde o início do projeto. Estamos muito gratificados, especialmente pela assinatura do convênio com a Prefeitura de Barreiras, que veio oferecer o apoio necessário para a continuidade das ações durante todo o ano. O Encontro é um marco dentro desse trabalho permanente”, disse.

Durante a cerimônia, foram entregues os prêmios Personalidade Leite Oeste Bahia, que homenagearam produtores, técnicos e entidades que se destacam pelo compromisso com o fortalecimento da pecuária leiteira regional. Receberam reconhecimento – Bruno Azevedo, na categoria técnico extensionista, José Pimentel de Souza (produtor modelo), Associação Comunitária de Quixabeira (associação de produtores), Laticínio Ferreira (laticínio), Ângela Francisca (personalidade) e Cooperleite (entidade do setor leiteiro).

O evento também marcou a assinatura de convênios de cooperação técnica, entre a Prefeitura de Barreiras e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, voltado à assistência técnica, apoio e desenvolvimento sustentável do Setor Agropecuário, e outro entre a Prefeitura de Barreiras e a Crio Agronegócios, para dar sustentabilidade e continuidade ao projeto Leite Oeste Bahia.

Programação Técnica do VI Encontro do Leite Oeste Bahia

Quinta-feira, 30 de outubro – Local: UNEB

Cenário da Cadeia Produtiva do Leite no Brasil: Potencialidades, Capacidade Competitiva e Perspectivas

Painel 1 – A Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia: Avanços, Potencialidades, Ações Conjuntas e Desenvolvimento

O(a) Produtor(a) de Leite x Avanços Tecnológicos

Casos de Sucesso na Produção de Leite e Derivados

VII Leilão Leite Oeste Bahia – Local: Fazenda Água Doce

Sexta-feira, 31 de outubro

Sanidade dos Rebanhos Leiteiros (PNCEBT): Qualidade, Segurança e Mercado

Ações Institucionais em Prol da Bacia Leiteira do Oeste

Nutrição e Reprodução – Base do Sucesso na Produção Leiteira

O Clima e o Agronegócio

Festival de Queijos e Vinhos – na praça Castro Alves

Sábado, 1º de novembro – Continuação do Festival de Queijos e Vinhos

Todos os cursos – Produzindo Leite com Eficiência e Lucro; Produção de Queijos Caseiros; Inteligência de Gestão no Setor Lácteo, acontecem das 8h às 18h, na UNEB: