ASN BA Atualização
Compartilhe

VIII Encontro de Mulheres Empreendedoras do Oeste inspira participantes em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

Evento reuniu empresárias em busca de capacitação, networking e da melhoria dos pequenos negócios
Por Silvania Costa para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Nos dias 19 e 20 de março, o Sebrae realizou o VIII Encontro de Mulheres Empreendedoras do Oeste nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, respectivamente. O evento reuniu dezenas de empresárias em busca de capacitação e networking. O objetivo foi oferecer conhecimento e ferramentas para impulsionar os negócios locais. A especialista em experiência do cliente, Gisele Paula, cofundadora do Reclame Aqui e fundadora do Instituto Cliente Feliz, foi a palestrante principal. Com mais de 20 anos de experiência, ela compartilhou estratégias sobre atendimento, cultura organizacional e a importância de priorizar a satisfação do cliente.

O analista técnico do Sebrae em Barreiras e gestor do programa Sebrae Delas, Carlos Cayres, avaliou o evento como um sucesso. “Mais uma vez superamos as expectativas. O tema ‘Experiência do Cliente’ é essencial para o comércio, e Gisele trouxe conhecimentos valiosos. Mulheres que empreendem dão lucro, e em Barreiras e Luís Eduardo, já vemos muitas líderes transformando o mercado”, afirmou.

Gisele Paula iniciou a palestra com incentivo as participantes a refletirem sobre suas conquistas nos últimos 12 meses. “Se vocês podem sonhar, vocês podem realizar”. Ela destacou que o sucesso nos negócios está diretamente ligado à capacidade de servir bem o cliente; por isso, ressaltou que o primeiro passo para um empreendedor de sucesso é cuidar de si mesmo. “Se você não está bem, como vai servir o outro? ”, questionou. Logo, a necessidade de equilíbrio emocional, sono adequado e saúde física têm prioridade. Além disso, abordou a importância de uma cultura empresarial sólida, que valorize o cliente e estabeleça processos claros, explicando que “se não há uma cultura forte, os problemas se multiplicam”, explicou.

Entre as participantes estava a dona da Ainaran Mesa Posta, Ainaran Carvalho Esteves Silva, empreendedora iniciante com um negócio que oferece aluguel e venda de itens para decoração de mesas. Ainaran contou que participou do evento em busca de qualificação para encantar seus clientes. “Quero trazer uma experiência única, que conecte as famílias e deixe memórias afetivas. Aprendi que, mais do que vender, é preciso surpreender e criar momentos que serão lembrados por gerações”, disse.

Outro depoimento foi da proprietária da Luah Semijoias, Cleudivania da Silva Costa, que conduz uma empresa que está há três meses em Barreiras. Ela destacou a importância de eventos como esse que incentivam o crescimento dos negócios. “Levo muito aprendizado, principalmente sobre como melhorar a experiência do cliente. Isso não só atrai novos consumidores, mas mantém os fiéis”, ressaltou.

Quem esteve presente no VIII Encontro de Mulheres Empreendedoras do Oeste também ouviu um relato pessoal da palestrante. Gisele compartilhou sua transição de funcionária CLT para empreendedora, lembrando os desafios iniciais, como a resistência das empresas ao seu trabalho e as incertezas do começo. Ela afirmou que no empreendedorismo, muitas vezes, parte-se do mínimo viável, mas é preciso persistir, e destacou ainda como o feedback dos clientes foi essencial para sua motivação.

Ao final do encontro, as participantes foram incentivadas a colocar em prática as reflexões discutidas, com foco em ações tangíveis para melhorar seus negócios. O evento reforçou a mensagem de que, com planejamento e dedicação ao cliente, o sucesso é alcançável. “Participar desses eventos nos ajuda a evoluir. Aprendi muito sobre como melhorar o atendimento ao cliente”, afirma a empresária Mari Ribeiro.

Antes da palestra, o Sebrae organizou um Talk Show com empresárias de sucesso tanto de Barreiras quanto de Luís Eduardo Magalhães, que relataram suas trajetórias e desafios.