ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae e SEI assinam convênio para realizar intercâmbio de dados das micro e pequenas empresas na Bahia

Colaboradores serão capacitados para utilizar ferramentas que auxiliarão a identificar características específicas dos 27 territórios contidos nas 10 unidades regionais do Sebrae
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

O Sebrae Bahia e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) assinaram convênio de cooperação técnica, nesta terça-feira (27), na sede da instituição, no bairro do Costa Azul, em Salvador. O objetivo será municiar os gestores do Sebrae com dados econômicos e sociais referentes aos micro e pequenos empreendedores do estado. O termo estabelece o intercâmbio de conhecimentos técnicos, produção de estudos e pesquisas sobre o universo dos pequenos negócios no Estado da Bahia e sua inserção na economia baiana.

Estiveram presentes a diretoria do Sebrae Bahia, gerentes regionais, bem como os integrantes da diretoria da SEI. O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou que a SEI tem sido a grande alavancadora de dados e informações na Bahia. “Esse momento é significativo, com todos os representantes das regionais. Isso nos deixa honrados e convictos de que estamos começando um bom trabalho. Nós temos muitas informações que podemos passar para vocês, assim como vocês também têm para nós. Essa parceria terá muitos resultados positivos para o nosso estado e para os pequenos negócios”, afirmou.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, lembrou que a SEI é um patrimônio da Bahia. “Nós temos muitas informações e podemos realizar essa simbiose. É claro que as nossas regionais têm todo o conhecimento de seus respectivas localidades, mas os dados secundários são muito importantes, porque afinal são pesquisas científicas. A SEI é o nosso órgão de estatísticas no estado, e precisamos buscar informações dessa fonte”, comentou.

O diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, também externou a satisfação com a celebração da parceria. “O Sebrae é uma instituição que vive de disseminar e levar conhecimento aos donos de pequenos negócios e esse convênio faz todo o sentido. Agora estaremos com vocês, que são uma fonte de informação analisada sobre o nosso estado. Essa união só enriquece a quantidade de dados e informações que temos para disponibilizar para a micro e pequena empresa. É uma fusão de competência e a SEI sempre foi uma fonte muito importante para nós”, pontuou.

A gerente adjunta da Unidade de Gestão e Estratégia (UGE) do Sebrae Bahia, presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA) e gestora do convênio, Isabel Ribeiro, falou sobre a importância de se firmar um acordo desta natureza. Ela enfatizou que a partir dessa união será possível realizar a troca de informações entre as duas entidades e juntas poderão elaborar valiosas pesquisas. “A SEI é um arsenal de bancos de dados e nós vamos ser capacitados para utilizarmos as ferramentas que eles usam para produzir os dados específicos sobre os 27 territórios de identidade em que se encontra o Sebrae no estado”, explicou.

O diretor geral da SEI, José Acácio de Almeida Ferreira, ressaltou a oportunidade de partilhar levantamentos técnicos. “A SEI estará literalmente de portas abertas para ajudar o Sebrae na interiorização, nessa capilaridade desse trabalho belíssimo, que realiza em todos os municípios baianos. Anteriormente, eu havia conversado com a minha equipe e disse que precisávamos realizar estudos que saíssem da prateleira e tivessem aplicabilidade prática e para as micro e pequenas empresas. Tínhamos que chamar quem conhece o tema e iniciar os estudos, buscando as evidências e apontando ao estado o que deverá ser feito para amparar esse público. Então, não há melhor cenário do que esse convênio, no qual damos as mãos e utilizamos nossas expertises”, disse.

Cooperação

O Sebrae disponibilizará colaboradores para treinamento e manuseio de ferramentas e aplicativos desenvolvidos e disponibilizados pela SEI e outras ferramentas de inteligências acessórias. Terá também que organizar conjuntamente, a cada trimestre, a elaboração e a publicização de estudos e pesquisas que versem sobre o universo e interesse dos pequenos negócios, a partir do acesso à base de dados disponibilizados pela SEI. Além disso, vai realizar conjuntamente pesquisas de impacto de políticas públicas federais e/ou estaduais sobre os pequenos negócios e participar dos seminários trimestrais sobre a conjuntura econômica baiana.

Serão algumas das tarefas da SEI habilitar colaboradores do Sebrae Bahia no manuseio das informações da plataforma da SEIGEO para organização e disponibilização de informações que considerem a distribuição dos municípios sob a abrangência das unidades, bem como participar dos seminários de Planejamento Estratégico e anual do Sebrae no estado.