ASN BA
Compartilhe

Programa Compra Conquista é lançado para facilitar acesso de empreendedores às licitações abertas pelo governo municipal

Projeto tem o objetivo de fomentar a participação das pequenas empresas de Vitória da Conquista nos processos licitatórios da prefeitura
Por Nayla Gusmão
ASN BA
Compartilhe

Capacitar os empreendedores do município e facilitar a participação das pequenas empresas de Vitória da Conquista nos processos licitatórios da Prefeitura Municipal. Esse é o programa Compras Conquista, lançado na tarde desta quarta-feira (20), no auditório do Planetário Everardo Públio de Castro, em Vitória da Conquista.

O documento, assinado pela prefeita Sheila Lemos, pelo Secretário Municipal de Gestão e Inovação, Edimário Freitas, e pela gerente regional do Sebrae, Josinete Viana, institui o programa que, além de adequar a legislação municipal para apoiar as pequenas empresas nas compras públicas, também capacita os empresários para que eles tenham acesso aos processos licitatórios.

Josinete Viana explica que o Sebrae participa desde a concepção do programa com uma consultoria de adequação e legislação, apoiando o município no processo interno de ajustes e, posteriormente, também oferecerá suporte aos pequenos empresários locais.

“Nós apoiamos o município, que está orquestrando esse processo interno, orientando os servidores e trazendo o respaldo na adequação dos editais e procedimentos, baseado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Vimos também, com um importante papel de sensibilização do pequeno negócio, apontar o caminho e prepará-los para o processo, porque ainda é burocrático. A gente sabe que tem um tramite formal que precisa ser seguido e que muitas vezes não faz parte do dia a dia do pequeno negócio. Mas precisamos mostrar a ele que é possível e como pode fazer isso”, afirmou a gerente.

A gerente destaca, ainda, que a prefeitura é normalmente responsável por um grande volume de compras e que itens que são comprados de outras cidades e estados podem ser adquiridos de empresários locais, o que faz a economia girar dentro do próprio município. “A gente entende que um programa como esse pode conectar esses dois elos, trazendo capacitação, orientação, fazendo com que assim tenhamos um desenvolvimento local ainda mais pujante”, destacou a gerente.

Os micro e pequenos negócios correspondem a 98% do empresariado sediado em Vitória da Conquista. A prefeita Sheila Lemos ressaltou a importância de possibilitar que esse público tenha acesso facilitado aos processos de compra e licitações abertos pelo governo municipal.

“São os pequenos negócios que fazem essa roda da economia girar em todo o país e aqui em Vitória da Conquista não é diferente. Nós, como Poder Público, sentimos a falta desses empreendedores participando dos processos de licitação do município. Vimos que eles têm dificuldades de participar das licitações que são feitas. Então, vamos preparar esses empresários locais para participar e colocar em lei o incentivo para que essas empresas consigam ter um equilíbrio e concorrer de maneira igual com os grandes. Sem o Sebrae, não conseguimos fazer essas capacitações, esses estudos. O Sebrae é sempre parceiro quando falamos dos pequenos negócios”, concluiu a prefeita.