A participação feminina no setor agropecuário tem crescido expressivamente nos últimos anos: mais de 20% dos empreendimentos rurais no Brasil são comandados por mulheres. No Nordeste, esse número é ainda maior, chegando a 60% das empresas do setor. Elas estão dentro de campo e também nas instituições de classe, com uma ala representativa, a exemplo da Comissão de Mulheres do Agro que atua nacionalmente.
Na manhã desta sexta-feira (17), como parte da programação da e-Agro, maior feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios do estado, foi oficializada a Comissão de Mulheres do Agro Baiano, ferramenta que tem como objetivo identificar lideranças em diferentes regiões e multiplicar o movimento, através de mobilização para que mais mulheres ocupem cargos de decisões dentro das entidades.
A comissão é formada por oito mulheres, lideradas pela vice-presidente da Federação e Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Carminha Missio, eleita pela Forbes como uma das 100 mulheres mais poderosas do agro. A cerimônia contou com a participação de centenas de produtoras rurais de toda Bahia e de 10 estados brasileiros que vieram prestigiar o lançamento.
“Hoje é um dia muito especial para nós que somos do campo e sabemos que estamos em um setor predominante masculino, mas que estamos presenciando a mudança desse cenário. Queremos ver a proatividade e competência feminina nas resoluções do campo. O sentimento que fica é o de pertencimento e a certeza de que as mulheres podem fazer mais e ajudar o setor feminino a continuar crescendo”, ponderou o presidente da Faeb, Humberto Miranda.
O lançamento da Comissão de Mulheres do Agro Baiano reforça a articulação institucional e política para o fortalecimento do setor. Segundo Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), já são 54 representantes espalhadas em todo o país. “Além dos objetivos já citados aqui, há um contexto ainda maior: o de fortalecer o sistema sindical, que trabalha na defesa dos interesses dos produtores rurais, com representatividade feminina nas áreas institucional, internacional e técnica”, disse, ressaltando que a CNA tem mais de 19 comissões e que a da Mulher chega para agregar.
Carminha Missio, presidente da comissão estadual e integrante da nacional, fez questão de enfatizar que a ferramenta vai aproximar o campo da cidade, incluindo a temática rural também entre moradoras dos grandes centros. “Não é um movimento de gênero, é um movimento de classe. A pauta será sempre o setor agropecuário e a atuação será contínua. Cada integrante tem o papel de ser multiplicadora e formar novas lideranças. Se somos maioria em número e também em ocupação, nada mais justo que sejamos também em atuação. Para isso, é necessário reconhecer as habilidades e competências das representantes”, enfatizou.
O evento foi marcado por palestras de grandes nomes como Daniele Tedesco e Ana Maria Diniz, que trouxeram temas importantes, como sucessão familiar e educação no agro, respectivamente.
e-Agro ocorre até este sábado (18)
A e-Agro é promovida pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae e conta com patrocínio da Aiba, Abapa, Syngenta, Sistema Fecomércio-BA, Prefeitura de Salvador e Abrasel. O evento, que ocorre até este sábado (18), é gratuito e a programação completa pode ser conferida em https://www.eagrodigital.com.br/. Empreendedores com CNPJ, DAP, NIRF, CAF, registro de pesca e carteira de artesão terão acesso também às palestras e capacitações. Já o público geral poderá conferir as áreas de exposição e as atrações culturais durante todos os dias do evento.
A e-Agro vai contar ainda com área de recreação infantil, que ficará a cargo do animador Tio Paulinho, praça de alimentação, espaço de artesanato e arena tecnológica. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas visitem o local nos três dias de evento e que cerca de 2,5 mil pessoas sejam capacitadas por dia. Estima-se, ainda, que a geração de negócios ultrapasse a marca dos R$ 15 milhões, não apenas com as rodadas, mas também por meio de um leilão virtual e a comercialização dos expositores.
A e-Agro foi realizada em Vitória da Conquista, em 2019; uma edição digital, em 2020; em Teixeira de Freitas, em 2021; e em Salvador, no ano passado. Nas quatro edições, o evento reuniu 200 expositores e contabilizou mais de 40 mil visitantes e mais de R$ 100 milhões em negócios gerados.
SERVIÇO
O quê: e-Agro
Quando: 16 e 17 de novembro, das 13h às 22h; 18 de novembro das 12h às 21h
Onde: Centro de Convenções de Salvador, Boca do Rio, Salvador (BA)
Inscrição gratuita: https://www.eagrodigital.com.br