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Mais de 40% do faturamento de pequenos negócios referem-se a vendas digitais

Pesquisa do Sebrae aponta economia criativa, logística, artesanato e turismo como segmentos onde plataformas digitais são essenciais
Por Rafael Lopes
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Uma coisa é certa: o comércio digital é uma realidade para donos de pequenos negócios no Brasil. Hoje, plataformas de vendas virtuais já correspondem a pelo menos 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, de acordo com o Sebrae.

O levantamento é da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, que também aponta que cerca de 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar suas vendas. Os setores cuja digitalização ocorreu de forma mais expressiva foram economia criativa, logística, artesanato e turismo – nestes, aproximadamente metade do faturamento vem de canais online.

A pesquisa mostra que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fechar vendas são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%).

Dados:

– Aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio.
– Cerca de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular;
– 40% é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais;
– Os setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento são
• Economia Criativa (55%),
• Logística, Artesanato e Turismo (49%);
– As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são: WhatsApp (56%) e Instagram (43%).