ASN BA
Compartilhe

Proposta de aplicativo para segurança do ciclista vence segundo Hackathon em Feira de Santana

Ação promovida pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Sebrae contou com dois dias de imersão na busca por soluções para cidades inteligentes
Por Juliana Vital
ASN BA
Compartilhe

Um aplicativo voltado para o ciclista chegar de forma mais segura ao seu destino, o Movesafe, foi a proposta vencedora do Hackathon promovido pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Sebrae. A equipe campeã, a Warr, desenvolveu a proposta em uma maratona de mais de 30 horas de trabalho ininterrupto e competiu com mais 13 grupos que atuam com programação de softwares e aplicativos para buscar soluções, exclusivamente, para a mobilidade urbana.

O resultado foi anunciado no último domingo (19), no auditório do SESI – unidade Jardim Cruzeiro. Os prêmios foram entregues pelo secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, pelo coordenador da unidade de projetos especiais do Sebrae, Antônio Carlos Borges Júnior, e a analista do Sebrae Leidiane Brito, e por Breno Caires, CEO da Conexa e HUB Feira.

Ao utilizar o aplicativo, o ciclista terá à disposição opções de rotas com alertas em tempo real sobre o trânsito, apontando as ciclovias existentes, vias com maior volume de carros e motos, alerta de ruas perigosas e condições climáticas.

O mapa acompanha o ciclista durante o percurso e dispõe de timer para uso em modalidades esportivas. O aplicativo oferece, ainda, aos motoristas e motociclistas que utilizarem o aplicativo, alertas de vias com maior volume de ciclistas.

Um dos integrantes da equipe vencedora, William Costa explica que a proposta apresentada prevê ainda o fornecimento de dados coletados através do aplicativo para a prefeitura, apontando quais vias têm maior demanda de implantação de ciclovia.

A equipe vencedora recebeu um prêmio de R$ 4 mil; um curso Empretec para uma pessoa da equipe; duas mentorias com o Sebrae, conforme fase estrutural do projeto; e acesso às mentorias no HUB Feira.

“Ações como essas, promovidas dentro deste convênio entre o Sebrae e a Prefeitura de Feira, oportunizam realizar o propósito primordial do Sebrae que é colaborar com o desenvolvimento das cidades. Estamos felizes em participar de mais uma ação nesta parceria, e perceber que nós podemos desenvolver soluções a partir da própria cidade, inovações que são feitas aqui mesmo, dentro do nosso contexto”, afirma Leidiane Brito, analista do Sebrae em Feira de Santana.

Em segundo lugar, a equipe Empreendedores desenvolveu um aplicativo de estacionamento inteligente que faz a reserva de vagas em estacionamentos particulares e apresenta o perfil da empresa, assim como valores e formas de pagamento. O aplicativo intitulado “ViAí” indica através do sistema de geolocalização os estacionamentos mais próximos e a possibilidade de vagas, e atende por comando de voz. É voltado para usuários e donos de estacionamento.

A equipe vice-campeã levou um tablet por componente; um curso Empretec para uma pessoa da equipe; duas mentorias com o Sebrae, conforme fase estrutural do projeto; e acesso às mentorias no HUB Feira.

O terceiro lugar foi para a equipe Pergamo, que desenvolveu o aplicativo “Trânsito Smart”, no qual propõe filtrar e centralizar as informações de trânsito resultando em um ranking de prioridades por localidades suscetíveis. A proposta é integrar o Fala Feira 156 e o Waze, que já reúnem informações sobre buracos, vias inadequadas e problemas na via – indicando os locais prioritários para a gestão municipal atuar. Com uso da inteligência artificial, as informações fornecidas pelos usuários serão reunidas apontando o percentual de risco que o bairro ou localidade oferecem.

A equipe ganhou uma diária no Hotel Acalanto com café da manhã incluso para toda a equipe (quartos duplos); curso Empretec para uma pessoa da equipe; duas mentorias com o Sebrae, conforme fase estrutural do projeto; além de acesso a mentorias no HUB Feira.