ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae Bahia participa do I Fórum Nordeste de Economia Circular realizado em Salvador

Espaços da cidade irão sediar atividades simultâneas, inclusivas e híbridas; programação gratuitas até o sábado, 25
Por Cristiana Fernandes
ASN BA Atualização
Compartilhe

De 23 a 25 de novembro, o I Fórum Nordeste de Economia Circular vai reunir cerca de 200 palestrantes, em mais de 130 horas de painéis, palestras, debates e mesas temáticas com a participação dos governos, entidades não-governamentais, empresas e sociedade civil para juntos propor soluções, iniciativas e firmar o compromisso para garantir ações que possam ajudar a preservar o meio ambiente por meio de uma economia mais sustentável. O evento é gratuito e aberto ao público. Para acompanhar a programação completa, basta acessar nordesteeconomiacircular.com.br.

Na manhã desta quinta-feira (23), durante a abertura do evento, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, enfatizou que o apoio da instituição para a temática vai além da representação no estado. “O Sebrae está junto deste trabalho e não é só aqui no Sebrae Bahia, é o nosso Sebrae Nacional, é o nosso presidente Décio Lima que está envolvido diretamente nesse projeto. Ele, inclusive, tem tido uma postura muito clara em relação aos avanços para a Bahia e o Nordeste. Então eu fico muito feliz”, ressaltou.

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, representante do governador, destacou que um programa como esse desperta a reflexão dos atores envolvidos. “Esse fórum, o Fórum Nordeste de Economia Circular visa o despertar da população e levanta a reflexão da sociedade empresarial, e da indústria. É um fórum que nada se perde, tudo se transforma”, destacou.

Em sua fala, a secretária de Economia, representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Sissi Alves da Silva, também destacou a importância do evento, sobretudo para o Nordeste. “Nas grandes capitais mundiais, nos países em que realmente a gente vê o funcionamento da economia circular, a gente sabe porque funciona tão bem lá. Em muitos países, como na Alemanha, é por causa da guerra. Por quê? Porque têm escassez. E a economia circular, ela vem para isso, para combater o desperdício. E nada melhor do que o Nordeste tocar essa ideia porque, no Brasil, nós conehcemos a escassez”, apontuou.

A mesa ainda contou com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Ângelo Almeida; o diretor geral do Senai Cimatec, Leone Andrade; O superintende da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos; o coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Leonel Leal; o diretor de Crédito Financeiro do Banco do Nordeste (BNB), Wanger de Alencar; o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Glauber Piva; a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR), Jeane Santos.

A cerimônia de abertura também foi marcada pelas apresentações de Pedro Prata, da Fundação Ellen Macarthur, que fez uma breve contextualização do cenário atual da Economia Circular, e de Lala Deheinzelin, do Movimento Crie Futuros.

Fórum

O I Fórum Nordeste de Economia Circular é resultado de um esforço conjunto, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), e com a idealização do Movimento Reinventando Futuros e realização do Instituto IDI.

O Fórum ocupará o Museu de Arte da Bahia (MAB), Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), Museu Carlos Costa Pinto, Museu Geológico e Sala de Arte Cinema do Museu, espaços importantes para a cultura da cidade e que irão sediar atividades simultâneas das 9h às 18h, gratuitas, inclusivas e híbridas. Para acompanhar a programação completa, basta acessar nordesteeconomiacircular.com.br.

Confira a agenda de participação do Sebrae Bahia:

24.11 – 14h – Museu Geológico da Bahia

Desmistificando ESG nas pequenas empresas, com a Gestora do Projeto SebraeEcos e Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia, Márcia Suede, Vera Santana (Gentilização) e Priscila Gama (CEO das Pretas).

25.11 – 14h – Museu Carlos Costa Pinto

10 anos do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, com Janaína Neves (Sebrae), Ana Luci des Graviers (Sebrae) e Leonardo Santiago (Startup AREJABUS).

25.11 – 16h30 – Museu Geológico da Bahia

Inovação e Empreendedorismo Afro-Brasileiro na Economia Circular (Educação Afrocentrada), com Anderson Teixeira (Sebrae), Karine Oliveira (CEO Wakanda Educação), Priscila Gama (CEO Das Pretas), e Ariane Santos (Badu Design Circular).