ASN BA
Compartilhe

Oeste baiano é contemplado com chamamento Público do Sebrae para o Programa Inova Cerrado 

Edital visa selecionar projetos inovadores até o dia 15 de setembro
Por Silvania Costa para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Sebrae lançou edital de seleção de projetos inovadores para o Programa Inova Cerrado, com o objetivo de fomentar novos negócios e fortalecer o ecossistema de bioeconomia local, com a participação da região Oeste da Bahia, pela primeira vez. O Módulo Ideação, foco do chamamento, busca identificar e apoiar empreendedores, startups e pesquisadores, oferecendo capacitação e mentoria para transformar ideias em modelos de negócio que promovam a preservação ou o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. O edital está disponível neste endereço: https://bit.ly/editalcerrrado. Já as inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (15), por meio da página Sebrae Startup.

Para a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, com o Programa Inova Cerrado, a região Oeste da Bahia se insere formalmente no ecossistema nacional de inovação, o que considera uma conquista significativa.

“As pessoas com ideias inovadoras voltadas para a biotecnologia têm a oportunidade de inscrever seus projetos até o dia 15, com a chance de transformar essas ideias em negócios. Através da mentoria do Sebrae, essas ideias podem evoluir para startups, gerando resultados concretos para a nossa região que é rica e pujante. Precisamos que essas iniciativas se tornem negócios, impulsionando ainda mais o desenvolvimento do Cerrado”, afirma a gerente.

O Ideação é o primeiro módulo e é destinado a projetos que ainda não foram lançados no mercado e tem como foco a definição de modelos de negócio e validação de produtos. Os treinamentos e mentorias vão ajudar os participantes a desenvolverem suas ideias e conectá-las com o mercado. Além disso, será promovida a criação de redes de contato, essenciais para o crescimento dos novos negócios.

As inscrições estão abertas para pessoas físicas dos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. Os projetos selecionados vão passar por três meses de capacitação e mentoria, com até 30 propostas escolhidas por Estado-Base. A avaliação levará em conta a inovação e a viabilidade dos projetos de produtos e processos ligados à bioeconomia.

Os três melhores projetos de cada estado serão premiados com valores que variam entre R$ 5.000,00 e R$ 15.000,00, de acordo com a colocação.