Caatiba, no sudoeste baiano, é mais um município a aderir ao Programa Cidade Empreendedora em 2022. Com mais de 6 mil habitantes e uma economia baseada na pecuária, o município dará início ao desenvolvimento das atividades do Programa durante o mês de junho.
Segundo o secretário de administração do município, Samuel Cardec, durante uma reunião do território médio sudoeste, com representantes do Sebrae, eles tiveram conhecimento do Programa e decidiram participar em busca de desenvolvimento econômico.
“Nós temos uma grande expectativa de melhorias nas áreas de gestão, organização, planejamento e estratégias nas ações do município. O programa deve nos ajudar em nossas necessidades, que é o desenvolvimento da economia local, empreendedorismo e gestão”, afirmou o secretário.
Para Josi Viana, Gerente Regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Caatiba é um município que tem buscado parceria com o Sebrae e a perspectiva é que o Programa atue de forma que atenda a realidade do município “considerando a questão do empreendedorismo nas escolas, trazendo a sala do empreendedor, as compras governamentais, trabalhando a gestão pública voltada para a melhoria do ambiente de negócios. O objetivo é trazer o pequeno negócio para a agenda de Caatiba de modo a melhorar o desenvolvimento do município e consequentemente a vida das pessoas”, destacou a gerente.
Programa
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa, desenvolvida pelo Sebrae, para os gestores públicos que desejam acelerar, direcionar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município. As ações executadas ajudam a gestão pública na execução de boas práticas administrativas com foco nos pequenos negócios.
Durante as ações do Programa as atividades executadas levam em consideração cinco eixos de atuação: Educação Empreendedora, Desburocratização, Compras públicas, Gestão municipal e Inovação e sustentabilidade.