O Sebrae está com inscrições abertas para o programa Escola da Banana, que busca apresentar, discutir e transferir conhecimentos e tecnologias sobre cultivo de banana, desde as exigências edafoclimáticas até a colheita e a comercialização. A iniciativa levará as inovações e as principais tendências e desafios do setor a produtores das regiões do Baixo-Sul, Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano.
Nesta edição podem participar produtores rurais dos municípios de Ituberá, Valença, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Jiquiriçá. As pessoas interessadas devem fazer um investimento de R$ 500, que pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros nos cartões de crédito. As inscrições podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp: (75) 98151-5743.
A participação no programa é de fundamental relevância, sobretudo para os agricultores da região vencerem alguns gargalos e desafios como: solos pobres e/ou empobrecidos; baixa densidade dos plantios; perdas por ataques de pragas e doenças; frutos de baixo rendimento; manejo inadequado e sem planejamento; falta ou adubação inadequada; políticas de crédito; falta de assistência técnica; falta de acesso à tecnologia e à inovação; e quantidade e qualidade da mão de obra.
“Os produtores rurais que participarem do programa Escola da Banana terão acesso a conhecimentos estratégicos e tecnologias inovadoras que ampliarão sua produtividade e competitividade. Com uma visão mais ampla do cultivo, desde a escolha da área até a comercialização, estarão mais preparados para superar desafios, agregar valor à produção e acessar mercados mais rentáveis”, aposta o analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Luanildo Silva.
Metas
Com aulas teóricas e práticas (atividades de campo), o programa Escola da Banana promete alcançar resultados expressivos junto aos produtores obtendo êxito em ações como: compartilhamento de informações e estímulo ao participante a ter uma visão ampla e estratégica sobre a produção de bananas e suas boas práticas; aumento da competitividade das empresas de produção de banana atendidas pelo projeto de Fruticultura UR – Santo Antônio de Jesus, por meio da promoção e acesso à tecnologia e a boas práticas de produção; contribuição com novas práticas de inovação aplicadas ao cultivo de banana para altas produtividades; viabilidade da adoção de novas tecnologias e agregação de valor à bananicultura, visando ao atendimento a mercados mais remuneradores; acesso a especialista; e fortalecimento de parcerias com empresas e instituições participantes e de adesão ao projeto.
Serviço
O que: programa Escola da Banana
Quando: inscrições abertas pelo telefone/WhatsApp: (75) 98151-5743; vagas limitadas
Onde: Ituberá, Valença, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Jiquiriçá.
Quanto: R$ 500

