A história de Geyza Azevedo Guedes é daquelas que chamam atenção e que, de fato, inspiram. Formada em Gastronomia, sua trajetória como empreendedora começou com uma cafeteria simples na cidade de Óbidos, no Pará. Em 2021, já morando em Barreiras, no Oeste da Bahia, ela decidiu apostar em pães artesanais de fermentação natural — produzidos inicialmente em uma panela de 6kg, em casa, um a um, e cada unidade levava trinta minutos para ficar pronta.
“Cheguei a fazer 17 pães em um único dia usando essa panela… passei o dia todo assando pão, até que minha coluna não aguentou”, relembra. Mas o esforço valeu a pena. Com a crescente demanda, Geyza investiu em um forno profissional com capacidade para 30 pães por fornada — um divisor de águas na pequena, mas ousada padaria artesanal que conduz com paixão.
O salto de produção, no entanto, não foi o único marco da sua virada empreendedora. A grande transformação veio com a participação no programa Comércio Digital, do Sebrae, no qual está disponível a Consultoria Renova Varejo, que capacita pequenos negócios com foco em estratégias digitais e gestão comercial. “Eu já tinha um bom produto, mas não sabia divulgar. Não entendia a frequência de posts, como pedir avaliação no Google. Com o Renova, aprendi tudo isso e as vendas explodiram”, conta.

O analista de negócios do Sebrae, Carlos Cayres destaca os resultados alcançados pela qualificação do negócio. “A cliente possui uma história incrível com um produto diferenciado no mercado. Com o apoio da consultoria Renova Varejo, ela conseguiu aumentar suas vendas, expandir sua base de clientes e atingir um crescimento mensal de produção surpreendente. Além disso, implantamos novas técnicas de vendas e fortalecemos a atuação nos canais digitais por meio de estratégias de marketing eficazes. Estou muito feliz com os resultados que essa empreendedora vem conquistando. Já estamos planejando novas consultorias para melhoria na sua gestão e também expandir sua presença em novos mercados”, celebrou.
Antes da consultoria, Geyza vendia apenas 4 pães por semana. Com o aprendizado em redes sociais e comunicação de marca, passou a vender até 70 pães semanalmente, além de croissants e pizzas artesanais, e, agora, conta que “hoje não dá conta sozinha”. “O instagram virou minha vitrine e trouxe um público fiel que entende o valor do que eu ofereço”, explica.
Com farinhas orgânicas e ingredientes importados, como manteiga Président, farinha italiana e técnicas europeias de fermentação lenta, seus pães se tornaram uma referência em qualidade em Barreiras. Geyza diz que o processo que utiliza para fazer o pão respeita o tempo e a saúde, pois, a fermentação a 2°C quebra a cadeia do glúten, reduz o índice glicêmico. Ela afirma que é um pão que não provoca a sensação de inchaço no corpo.
O impacto da Consultoria foi tão significativo que ela se inscreveu para receber novas orientações em 2025. “O Renova Varejo me ensinou a comunicar o valor do meu trabalho. Hoje o pão que custava R$15 passou para R$22, e o mais caro chega a R$30. É reconhecimento, é valorização”, afirma com orgulho.
Apesar dos desafios — como a falta de mão de obra e a logística de ingredientes que chegam de caminhonete a cada dois meses —, Geyza segue firme em seu propósito: oferecer um produto saudável, saboroso e feito com excelência, em busca do sonho de ser reconhecida na cidade como uma referência em panificação artesanal. “Não quero crescer de qualquer jeito, quero crescer com qualidade, com verdade. Que as pessoas saibam que aqui tem uma padeira que ama o que faz”, declara.
Atualmente, ela atende clientes finais e cafeterias locais, e se prepara para abrir um ponto de venda física. Seus planos envolvem também cursos e workshops, como os que já frequenta em Curitiba. Sobre o Sebrae, Geyza é enfática: “Indico com certeza! Para quem está perdido, sem saber como divulgar seu trabalho, o Renova Varejo é a melhor opção. É uma grande oportunidade para crescer e aumentar as vendas”, conclui.

