A segunda edição do concurso “Melhor Pão Francês da Bahia” reacende a lembrança de uma conquista marcante para a região Oeste: a vitória da panificadora Divino Barreiras Alimentos na etapa regional de 2024. Fundada em junho do mesmo ano por duas moradoras do bairro Morada Nobre, que sentiram falta de pão quentinho perto de casa, a padaria surpreendeu ao ganhar o primeiro lugar com menos de seis meses de funcionamento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de maio, no site da competição.
“Ficamos muito felizes e surpresas, porque estávamos concorrendo com grandes panificadoras consolidadas da cidade. Esse prêmio mostrou que estamos no caminho certo”, lembra Jéssica Ribeiro, uma das sócias do negócio. O incentivo para participar veio por meio de um analista do Sebrae e o que mais chamou a atenção foi a oportunidade de receber um relatório técnico de avaliação. “A gente queria melhorar. E, quando vimos que já estávamos entregando um produto de qualidade, foi muito gratificante”, conta.

Desde a premiação, a Divino Barreiras Alimentos experimentou um salto nas vendas e ganhou visibilidade na cidade. “Muitos clientes chegaram até nós por causa do prêmio. Foram conhecer o melhor pão da região e acabaram ficando”, conta Jéssica. Para as empreendedoras, que até então nunca haviam atuado no setor de panificação, equilibrar os desafios da vida pessoal com a gestão do negócio foi um dos maiores obstáculos no início. “É como equilibrar vários pratos ao mesmo tempo”, disse.
Animadas com o resultado da primeira edição, Jéssica e sua sócia, Ariana Alves, já confirmaram presença na nova edição do concurso, com um objetivo ainda mais ambicioso: levar o troféu estadual. “Ficamos em 1º lugar no Oeste e em 4º na Bahia. Agora queremos ganhar como o melhor pão francês do estado!”, afirma Jéssica com entusiasmo.
Inscrições
O analista de negócios do Sebrae Renato Dattoli reforça que a participação das padarias da região é fundamental e que o Sebrae está pronto para auxiliar no processo de inscrição. “As inscrições seguem abertas até o dia 31 de maio e estamos à disposição para ajudar cada empresário que queira participar. É uma grande oportunidade para mostrar o potencial da nossa panificação local”, afirmou.
O concurso será dividido em duas etapas. A primeira é a regional, envolvendo cidades do Oeste baiano. O vencedor desta fase disputará a grande final estadual com os campeões das outras 10 regiões do estado, buscando o título de Melhor Pão Francês da Bahia.
As avaliações seguem os critérios da norma ABNT NBR 16170, que consideram aspectos como crocância da crosta, estrutura do miolo, aroma, sabor e textura. A expectativa do Sebrae é que, além de melhorar a qualidade do pão francês, a competição também proporcione maior visibilidade às panificadoras participantes, impulsionando suas vendas e fortalecendo o setor.

