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Empresários da panificação narram histórias de superação no Dia do Panificador

Encontro realizado pelo Sebrae reuniu profissionais do setor no auditório do Senai, em Lauro de Freitas
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
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No Dia do Panificador, celebrado em 8 de julho, o Sebrae promoveu a palestra “Panificação que inspira: experiências e negócios que crescem”, no auditório do Senai em Lauro de Freitas. O evento, direcionado a profissionais do setor, contou com os depoimentos dos empresários da área de panificação Maria Sousa Moreira, sócia da Panificadora Marias Pães e Delícias e vencedora do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia 2024 (etapa regional – Salvador e RMS), promovido pelo Sebrae, e Manoel Paranhos, ganhador do Concurso Melhor Pão Francês de Salvador e RMS, em 2016, referência no segmento por sua trajetória de crescimento e superação.

Na avaliação do gestor de Projetos do Sebrae Bahia, Ítalo Guanais, os palestrantes, com simplicidade e autenticidade, compartilharam com os participantes suas trajetórias de luta, conquistas e superação, mostrando que é possível crescer com propósito e inovação, mesmo diante dos desafios do dia a dia. “O encontro foi uma verdadeira injeção de ânimo para as panificadoras da Regional Salvador. A ação, realizada pelo Sebrae, em parceria com o Senai e o SIPACEB (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia), reforça o compromisso com o fortalecimento do setor de alimentos e a valorização dos protagonistas que fazem a panificação baiana seguir crescendo com sabor, coragem e criatividade”, pontuou Guanais.

Em 2009, Maria Sousa Moreira, passou a dividir com as cinco irmãs o comando da Panificadora Marias Pães e Delícias, fundada por seu pai em 1967, no bairro Cidade Nova, em Salvador. Ela falou sobre o crescimento da sua empresa, a vitória sobre os desafios, as inovações empreendidas e a expectativa do setor. “Quando começamos, nós passamos por muitas dificuldades, mas, há 15 anos mantemos uma parceria com o Sebrae, que tem nos dado apoio em vários tipos de capacitação: gestão financeira, de atendimento, de leiaute, de pessoal, de estoque, dentre outros”, destaca. Há três anos, elas decidiram inovar e passaram a oferecer também o serviço de bufês corporativos.

“Atualmente, trabalhamos para grandes empresas, como Leroy Merlin, Aeroporto de Salvador, Procuradoria Geral do Estado e Hospital Irmã Dulce. Através do Google Meu Negócio, as empresas chegam até nós e solicitam orçamento pelo WhatsApp”, explica. “Costumamos brincar dizendo que a gente vende até pão, porque temos mercado, restaurante, confeitaria, bufê e padaria num mesmo lugar”, acrescenta.

Maria Sousa Moreira chama à atenção para a importância de se manter a qualidade do pão de sal e de estar alinhado às tendências do momento. “Quem chama o cliente para a padaria é o pão francês. Temos que pensar nele como o rei. A empresa não pode estar engessada. Temos que estar atentos ao que o mercado pede. Existem muitas possibilidades de crescimento”, afirma. A empresária revela, ainda, que está em tratativas para estabelecer parceria e passar a fornecer pães para o quiosque da Bolo das Meninas, na Ceasinha do Rio Vermelho.

O pão nosso

“Participar desse evento foi muito emocionante. Eu dei início à minha participação na palestra com um Pai-Nosso e todos oraram comigo”, narrou Manoel Paranhos. Ele conta que o pão está profundamente ligado à sua história de vida de uma forma muito marcante, porque, quando era criança, nascido em família muito humilde, lembra que rezava com a mãe o Pai-Nosso e, ao chegar na parte que fala do ‘pão nosso de cada dia’, olhava para a mesa e não via o alimento. “A gente ia dormir com fome”, recorda.

Técnico de panificação e dono da Delipão Delicatessen desde 2009, localizada em Lauro de Freitas, Manoel Paranhos disse que, assim que abriu a padaria, contratou uma consultoria que ensinou a ele a seus colaboradores, durante um mês, a produzirem pão de elevada qualidade, com base nos critérios de exigência da ABNT, com as portas fechadas ao público. “A gente que é dono de padaria não pode simplesmente ficar no caixa. Temos que saber produzir nosso principal produto, que é o pão francês”, frisa. Ele revela que manter o alto padrão de qualidade da produção de pão de sal, fiel à receita que atende aos padrões da ABNT, foi o que o levou a conquistar o prêmio em 2016.

O empresário já recebeu algumas consultorias do Sebrae e participou do Empretec, treinamento criado há cerca de 40 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – ministrado com exclusividade pelo Sebrae no Brasil –, que destaca as 10 principais características do comportamento de um empreendedor de sucesso. “Quando se tem acesso a uma ferramenta como o Empretec, conseguindo colocar em prática os ensinamentos que são passados, é uma maravilha. O seminário me fez enxergar coisas que antes eu não via”, identifica. Segundo ele, ainda este ano pretende participar de novos treinamentos e cursos no Sebrae para escalar ainda mais o negócio. Paranhos adverte que, para crescer neste ramo, o empresário tem que gostar do que faz. “Tem que ter paixão e ser determinado”, define.