ASN BA
Compartilhe

Check-up Day ajuda empreendedores a solucionar “dores” na gestão empresarial

Espaço é uma “clínica médica” onde os ”pacientes” saem preparados para cuidar dos problemas da empresa
Por Dalmir Campos para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

A empresária Delma Ribeiro atua na área de paisagismo. Todos os dias ela ajuda as pessoas a criar um caminho melhor, seja com flores ou uma grama especial, que facilita o público a se conectar com a natureza e ter um ambiente melhor para trabalhar ou morar. Nesta quinta-feira (10), foi a vez dela ser orientada a trilhar novos caminhos através do Check-up Day, um espaço criado pelo Sebrae que ajuda os empreendedores a encontrarem os sintomas que estão adoecendo suas empresas.

Delma é franqueada a quatro anos da empresa EcoJardim, de Camaçari. Ela afirma que utilizou o momento para “abrir a caixinha” e melhorar a gestão da empresa. “Eu pude abrir a caixinha para novas perspectivas profissionais. Durante o atendimento, pude ver a parte de inovação, marketing e uma que estou precisando desenvolver que é o planejamento estratégico”, conta. “Apesar de atuar como franqueada quero ter a minha própria marca e aqui pude perceber a importância disso”, explica.

A identificação dos problemas só foi possível porque ela pôde fazer toda uma análise dos pontos que a empresa precisar percorrer para atuar com eficiência. Após o primeiro diagnóstico, ela foi encaminhada para uma consulta mais aprofundada com especialistas que atuam diretamente nas áreas mais sensíveis, como planejamento, marketing, finanças, registro de marca, sustentabilidade, gestão de pessoas, atendimento ao cliente e inovação.

Lorena Costa, gestora da agenda de eventos do Sebrae, afirma que o público participante foi diverso e dentro das expectativas. “A ideia do Check-up Day é de ajudá-los a conhecer os problemas e focar nas demandas que precisam solucionar. Eles passam por consultorias pequenas aqui e posteriormente são encaminhados para consultorias mais profundadas”, detalha.

“Hoje tivemos um público bastante diversos, desde pessoas mais idosas, a outras mais jovens, passando por empresas mais consolidadas e outras no início das atividades. Isso mostra que o espaço acolhe todos os tipos de empreendedores, com dores diferentes, e que são cuidadas caso a caso, podendo aprofundar em seus cases e transformá-los em empreendimentos de sucesso”, comenta Lorena.

O empresário Hércules Bispo busca alavancar os negócios. Foto: Darío G. Neto para ML Comunicação

Hércules Bispo é proprietário da Quitanda Oriental, empresa de comida chinesa no bairro de Cajazeiras. Ele esteve no Sebrae e aproveitou a oportunidade para fazer o checkup. “Eu atuo sozinho e preciso alavancar a empresa. Meu produto é bom. As pessoas comem, gostam e eu estou buscando conhecimento empresarial para saber como administrar isso. Eu sou bom na cozinha, mas preciso aprender a empreender”, conta.

No caso dele, o diagnóstico revelou que ele tem muitos pontos a serem melhorados, como sustentabilidade e marketing, mas que certamente serão solucionados se ele seguir os passos indicados. Após esta primeira etapa, ele pôde bater um papo com o especialista que orientou as demandas que ele mais precisa.

A próxima edição do Check-Up Day será em setembro e os interessados podem se inscrever através do site do Sebrae Bahia.