Luciano Pires é proprietário da Panificadora e Delicatessen Pão e Mais, uma microempresa situada em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Para aprimorar os processos de fabrico da iguaria que não pode faltar na mesa dos brasileiros e brasileiras, ele resolveu participar da consultoria do Sebrae, de adequação à norma ABNT NBR 16170:2013, com foco na melhoria da qualidade do pão tipo francês.
O empresário foi acompanhado pelo Sebrae, no que tange ao processo produtivo do pão francês e, com o auxílio de um consultor, pôde entender de perto como sua empresa poderia melhorar e, inclusive, ampliar o potencial produtivo levando ao aumento do faturamento.
“A consultoria foi muito boa e enriquecedora. Trouxe bastante conhecimento para mim e para toda a equipe. Nos ajudou a encontrar os gargalos que estavam trazendo problemas para a produção do pão francês e nos fez perceber o que precisava melhorar”, contou Pires.
Para o empresário, além do aumento da capacidade produtiva, há um trabalho de continuidade no empreendimento para colocar em prática os insights adquiridos na consultoria. “Até hoje conseguimos identificar aspectos que precisamos avançar e lembramos da consultoria. Então, seguimos com esse trabalho permanente e atentos para melhorar cada vez mais como focamos no atendimento ao consumidor. Tivemos que aumentar a quantidade de pães que produzimos, então, os resultados são muito positivos para minha empresa”, acrescentou.
Para a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Karla Barros, consultorias como esta contribuem para o desenvolvimento do ambiente de negócios ocasionando resultados para a empresa e para os consumidores, que ganham com um produto mais qualificado e produzido sob critérios de qualidade. O resultado é fruto da atuação do Sebrae junto a empreendimentos do setor de panificação.

