A palestrante e especialista em Comunicação e PNL, Carol Portilho, apresentou a “Imersão Sebrae – Negociação e PNL”, realizada na noite da última terça-feira, 22, no Coco Bambu, em Salvador. Na oportunidade, ela pôde apresentar aos participantes como a comunicação não-verbal, aquela em que ocorre basicamente através de gestos, pode auxiliá-los no desenvolvimento das empresas.

Durante a apresentação, Carol trouxe casos e exemplos de como os grandes líderes mundiais se comunicam e de como os gestos do corpo podem indicar os interesses e desejos deles. Entre esses casos, está “como apertar a mão do seu cliente”, onde apresentou através de imagens como fazer o cliente ou parceiro de negócios se sentir mais acolhido, ajudando na negociação. “O mercado mudou completamente e a comunicação é o novo petróleo. Os empresários querem atenção dos clientes, de outros empresários, criar conexões, e a comunicação é um pilar para alcançar este objetivo”, conta.

O gerente do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, esteve no evento e celebrou o sucesso das atividades voltadas para a comunicação da instituição. “Todo primeiro contato que todo pequeno negócio tem com clientes ou fornecedores demanda uma comunicação efetiva e assertiva onde possa desdobrar no resultado desejado. Trazemos essa imersão para aprofundar em temas para que eles estejam mais preparados”, detalha.
A jornalista e especialista em oratória, Thaic Carvalho, foi uma das participantes. Ela também oferece cursos de oratória através do Sebrae e aproveitou a oportunidade para ampliar seus conhecimentos e levá-los para as próximas turmas. “É sempre bom aprender. Eu tenho estudado muito oratória. Fiquei muito interessada no que a imersão está oferecendo, que é entender a comunicação não-verbal”, detalha. Thaic Carvalho vai ofertar, através do Sebrae, o Curso de Oratória onde fala sobre comunicação e marketing digital.

O advogado Marcelo Bustamante foi um dos participantes e saiu de lá feliz com o resultado. Para ele, os aprendizados serão colocados em prática imediatamente. “A imersão ensina a gente a ter postura numa reunião, mostrar para o cliente como vai atuar no processo, ganhar a confiança dele, assim como na relação com os magistrados e outros colegas. Saber se portar é muito importante”, diz.
Além desta imersão, o Sebrae oferta outros cursos na área de comunicação. Todos os detalhes estão no link: https://ba.loja.sebrae.com.br/

