Vitória da Conquista foi palco, na noite desta terça-feira (12), da final regional do concurso “O Melhor Pão Francês da Bahia”, promovido pelo Sebrae. O evento, realizado na Casa de Eventos Limão Doce, reuniu panificadoras de diferentes cidades do Sudoeste baiano em uma disputa que avaliou sabor, textura, aparência e qualidade geral do produto, conforme a norma ABNT NBR 16.170:2013. Os vencedores de cada região avançam agora para a etapa estadual, que definirá o melhor pão francês do estado.
A gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josi Viana, destacou que o concurso vai além da premiação e se torna uma oportunidade de aprendizado. “O concurso se propõe justamente a reconhecer quem vem fazendo um bom trabalho, mas principalmente trazer a reflexão para os empreendedores para que eles possam olhar para o seu pão. Às vezes o empreendedor tem a percepção de que o pão dele é muito bom, mas o relatório vai trazer apontamentos indicando que ele ainda pode mais. Tivemos a oportunidade de refletir também sobre questões do mercado que, uma vez implementadas, vão refletir em resultados para esses negócios”, afirmou a gerente.

Na disputa regional, o primeiro lugar ficou com a Padaria Palácio, de Piripá, representada por Tiffany Zanardo. Emocionada, a sócia proprietária da panificadora contou sobre a trajetória da família no negócio. “Estou muito feliz, muito feliz mesmo. É muita dedicação, muito trabalho, comprometimento e qualidade, que é o que a gente preza sempre. Já tem três anos que nós assumimos a padaria. Meu pai era frentista, eu trabalhava na área da enfermagem. Viemos para a Bahia e assumimos o negócio. De lá pra cá, só felicidade”, relembra a empresária.
O segundo lugar foi para a Padaria Pão Delícia Artesanal, do bairro Santa Tereza, em Brumado, representada pelo empresário Elivelton Santos, que celebrou o reconhecimento em pouco tempo de atividade. “Essa loja tem apenas oito meses e já conseguimos levar esse prêmio. É gratificante, um sinônimo de reconhecimento de que o trabalho está sendo bem feito. Agora vamos buscar a excelência e, quem sabe, o primeiro lugar”, disse o empresário.
Dedicação
O terceiro lugar ficou com outra unidade da Pão Delícia Artesanal, localizada no bairro Olhos D’Água, também em Brumado. O padeiro Humberto Pereira falou sobre o esforço diário da equipe. “É gratificante demais. Acordamos de madrugada todos os dias para colocar o coração no que fazemos e trazer satisfação aos nossos clientes”, destacou o padeiro.
Agora, os campeões regionais se preparam para a etapa estadual do concurso, que reunirá representantes de todas as regiões da Bahia para eleger o grande campeão do pão francês no estado. A cerimônia está prevista para o dia 28 de agosto, em Salvador, durante a Feira INDEX – o maior evento da indústria da Bahia, no Centro de Convenções.

