ASN BA Atualização
Compartilhe

INDEX abre portas ao público e celebra força da indústria baiana

Até sexta-feira (29/08), feira reúne expositores e promove programação diversa, com capacitação e rodadas de negócio
Por Carlos Baumgarten para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

A INDEX foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (27/08), no Centro de Convenções Salvador, consolidando-se como o maior evento da indústria no estado. Reunindo 300 expositores em 290 estandes, a feira segue até sexta-feira (29/09) com expectativa de receber 30 mil visitantes e movimentar negócios em diversos segmentos.

Além disso, a INDEX se consolida como espaço estratégico de networking, troca de conhecimento e fortalecimento da indústria baiana, conectando diferentes segmentos e criando novas oportunidades de crescimento. Na cerimônia de abertura, lideranças empresariais e políticas destacaram o simbolismo do encontro e o impacto para o desenvolvimento da indústria baiana.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia e da Faeb, Humberto Miranda, reforçou a valorização dos pequenos negócios e do empreendedorismo nos municípios. “Dar visibilidade aos pequenos negócios da Bahia é fundamental. O empreendedorismo ajuda a fixar o homem no campo, permitindo que realize seus sonhos perto da família e contribua para o desenvolvimento do estado”, disse.

Já o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a necessidade de um ambiente favorável para o fortalecimento das empresas, especialmente as de pequeno porte. “É importante que gestores e empresas estejam capacitados e estruturados. Mas sem um ambiente de negócios favorável não adianta. Sem tanta burocracia, os pequenos podem se firmar os grandes geradores de emprego e renda. Aqui estão aqueles que fazem a nossa Bahia, com caravanas vindas de todo o estado. O Sebrae traz ainda uma programação especial, com prêmios como Mulher de Negócios, o Concurso Melhor Pão Francês, além do lançamento do Prêmio Prefeitura Empreendedora”, apontou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, ressaltou o desafio de realizar a primeira edição da feira e a união de esforços que tornou o projeto possível. “É um desafio realizar um evento desse porte. Juntos pudemos construir um evento que ficou ao alcance de todas as indústrias da Bahia que acreditaram no projeto. Tudo foi construído a muitas mãos, com apoio das prefeituras que trouxeram indústrias locais para o evento. Hoje temos a oportunidade de expor produtos da Bahia para o próprio estado, para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Também presente, o presidente do Sistema Comércio Bahia, Kelsor Fernandes, ressaltou a abrangência da INDEX. “Este é um evento emblemático para o setor produtivo como um todo. O Sistema Comércio Bahia também está presente e reforça a importância dessas conexões entre setores que representam geração de emprego e renda”, pontuou.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, enfatizou a importância do evento para a economia da capital e para o setor produtivo. “A indústria é responsável por 25% do PIB baiano. Embora não seja o principal setor da economia de Salvador, eventos como esse dinamizam a nossa economia. E, acima de tudo, a INDEX é uma oportunidade para trocar experiências, adquirir conhecimento e acessar tendências do Brasil e do mundo”, afirmou.

Encerrando a solenidade, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou o simbolismo da feira. “São três dias de um evento que sabemos da importância. Hoje, amanhã e depois, a indústria com o DNA da Bahia se encontra no Centro de Convenções, mostrando todo seu potencial”, concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, e o diretor de Administração e Finanças, Vítor Lopes.

Estrutura

Os expositores atuam em setores diversos, como cosméticos, saneantes, moda (couro e calçados), alimentos, bebidas, energias renováveis, metal-mecânico, plásticos, tecnologia e inovação. A feira também conta com uma praça de alimentação que reúne oito restaurantes e oito cervejarias atendidos por projetos do Sebrae.

O PIB industrial da Bahia é de R$ 76,5 bilhões, representando 3,8% do PIB industrial nacional e 25% do PIB total do estado. O setor reúne mais de 22 mil estabelecimentos e emprega diretamente cerca de 463 mil pessoas.

Como participar

As inscrições para visitantes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial indexbahia.com.br Quem se inscreve com CNPJ tem direito ao ingresso Premium, que garante acesso aos três dias da feira, além da Agenda de Capacitação, área de exposição, espaço Comercial, Cozinha Show, conteúdo digital exclusivo do Sebrae, área gourmet, Varanda do Sesi, rodadas de negócios, palestras no Palco 360 e três auditórios temáticos — Transformação Digital, E-commerce e o da chef Deisi Paparoto, vencedora do Master Chef. Já os visitantes que se inscrevem como pessoa física podem circular durante todos os dias pelo espaço de exposição, área gourmet, espaço Comercial e Varanda Sesi.

INDEX

Com foco em conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial, a FIEB e o Sebrae idealizaram a INDEX: maior evento do setor no estado, que ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.

A programação inclui palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, missões empresariais e experiências interativas. Participam das ações líderes, especialistas, empresários e autoridades de todo o país para debater agendas voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade.

Estarão presentes no evento empresas dos segmentos petroquímico, mineração, metalmecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. Serão 300 empresas expositoras, uma programação com 220 horas e um público esperado de 30 mil pessoas.

A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.