ASN BA
Compartilhe

Turismo rural da Chapada Diamantina ganha evidência em viagem de experimentação que antecede a RuralTur 2025

Experiências autênticas, aromas e sabores marcantes marcaram o início da viagem de imersão promovida pelo Sebrae Bahia, que antecede a feira em Mucugê
Por Pedro Soledade
ASN BA
Compartilhe

A convite do Sebrae Bahia, um grupo formado por 12 profissionais de veículos de comunicação e operadores de turismo do estado e de outras regiões do país iniciou, nesta segunda-feira (22), uma jornada de descobertas pelas experiências de turismo rural na Chapada Diamantina. A Presstrip e Famtour — viagens para experiências e familiarização com destinos voltadas à imprensa e ao trade turístico — antecede a RuralTur, que será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, em Mucugê, e apresenta as Rotas Especiais da Chapada Diamantina, que serão oficialmente lançadas durante o evento.

A programação começou com recepção e almoço na comunidade quilombola Barra II, município de Morro do Chapéu, onde os visitantes foram recebidos no restaurante Boa Vista pelos responsáveis, Enelzita do Espírito Santo e seu filho, Francisco do Espírito Santo. A experiência gastronômica destacou os sabores autênticos da região, preparados com carinho e tradição. “A comida aqui do restaurante Boa Vista não é aquela comida feita nas carreiras, né? A comida é preparada pro cliente chegar e gostar, e sair satisfeito”, definiu Francisco. É ele quem realiza os agendamentos, que devem ser feitos com até um dia de antecedência, pelo telefone (63) 99116-3787.

Na sequência, os participantes visitaram na vizinhança a propriedade Akã Óleos Essenciais, onde o olfato foi aguçado em um passeio pelo jardim sensorial. Lavanda, patchouli, capim-limão e hortelã-pimenta foram algumas das plantas aromáticas apresentadas, junto ao processo de extração dos óleos com certificação orgânica. O empreendedor João Cerqueira compartilhou a origem do projeto. “A ideia original foi fazer um lavandário e depois surgiram outras ideias. As filhas foram sugerindo. – Por que não outras plantas? Por que não extração de óleo essencial? Então, nós resolvemos pouco a pouco, com muito estudo, junto com toda a assessoria do Sebrae que nos ajudou a viabilizar a parte técnica e econômica do projeto, fazer uma empresa de extração e comercialização de óleos essenciais de plantas aromáticas”, relatou.

Os convidados participaram de uma visita técnica à Vinícola Vaz, onde o pôr do sol foi acompanhado por degustação do vinho produzido em Morro do Chapéu. “Dentro de cada garrafa há um mundo presente”, definiu a enóloga Rafaela Lacerda, ao explicar o “terroir” (conceito que abarca as condições climáticas, do solo e do trabalho humano) dos vinhos feitos na região. Para ela, é o momento de celebrar a qualidade e as conquistas do vinho local, ressaltando ainda o potencial de expansão da produção.

Por fim, o jantar foi servido na Vinícola Santa Maria, propriedade da empreendedora Laura Garcia, que se destaca pela produção de vinhos, geleias, licores e outras delícias da região. O espaço, repleto de memórias e história, recebe consultorias do Sebrae desde 2020, e traduz as raízes da família com uma capela especialmente dedicada à santa de devoção familiar, Santa Maria do Ouro.

O grupo foi acompanhado pelo diretor de Turismo de Morro do Chapéu, Franco Dourado, e representantes da secretaria. A programação de visitas prossegue nesta terça e quarta-feira, além de confirmar a participação dos profissionais na abertura da RuralTur 2025.

Sobre a RuralTur

A cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, será o cenário da 21ª edição da Rural Tur, entre os dias 25 e 27 de setembro. Considerada a maior feira rural do Brasil, o evento promete encantar expositores, turistas e moradores com uma programação que valoriza a cultura, a gastronomia e as riquezas naturais da região, transformando a cidade em um verdadeiro palco de experiências autênticas.

Durante os três dias de feira, os visitantes poderão vivenciar rotas sensoriais com frutas vermelhas, cafés especiais e vivências imersivas, além de apreciar a gastronomia local, com doces artesanais e produtos típicos da Chapada. A programação também inclui artesanato, música, contação de histórias e manifestações culturais tradicionais, tudo em meio ao charme dos casarões coloridos, ruas de pedra e natureza exuberante que fazem de Mucugê um destino único.

Serviço:

O que: 21ª Rural Tur – Mucugê/BA

Quando: 25 e 27 de Setembro

Inscrições: a entrada na Rural Tur é gratuita, mas as vagas para as experiências sensoriais e vivências são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link – https://bit.ly/ruralturmucuge2025

Mais informações em: https://ruraltur.com.br/