ASN BA
Compartilhe

Palestras trazem novas perspectivas para mercado afro e digital no Fórum do Comércio 2025

Evento contou com a presença de profissionais que são referências no universo empresarial
Por Dalmir Campos para a ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Na sexta-feira (31), duas palestras fortaleceram o ambiente de negócios nos âmbitos afro e digital no Fórum do Comércio 2025, com o tema Desenhando Futuros Desejáveis, realizado nos dias 30 e 31, em Salvador. O evento ocorreu no Teatro Sesc Casa do Comércio e contou com a participação de personagens influentes do mundo dos negócios.

Na primeira, a Palestra “O futuro é ancestral: destaque sua marca a partir da ancestralidade”, debateu a força da negritude como ferramenta de negócios. Conduzida pela empresária Iasmine Fernandes, foram debatidos temas como afroempreendedorismo, potencialidades do mercado e futuro para o empreendedorismo afro. A mesa contou também com a participação de Carlos Cruz – do instituto Periferia do Futuro; Najara Black, da NBlack; Nelson Carvalho, Diretor Institucional da Associação nacional dos Coletivos de Empreendedores Afro (ANCEABRA); e Marcos Casais, Diretos da Associação Comercial da Bahia.

A empresária Iasmine Fernandes acredita que o evento ajudou o público na “busca da mentalidade de inovação e a certeza de que somos potentes”. “A gente não se percebe grande e por não se perceber grande não ocupamos os espaços que podemos ocupar. Então eu sinto que este painel foi surreal e emocionantes por ver que é possível perceber pessoas que estão dispostas a fazer ser possível”, completa.

Já para a empresária Najara Black, a experiência foi importante por estar entre amigos e pessoas que são referência e inspiração para o próprio trabalho. “Quando a gente fala de futuro e ancestralidade, a gente só está dando continuidade de verdade aquilo que temos como legado e trabalhamos para deixar para quem vem mais a frente”, comenta. “Que futuro que a gente quer deixar e pode deixar? Estou me sentindo muito honrada em participar disso”, completa.

O empresário e modelo, Carlos Cruz, afirmou que participar do evento foi importante por estar em um espaço onde há a liberdade de se expressar e de mostrar afeto, podendo tocar o público com o que é necessário. “Eu gosto muito de deixar como reflexão a pergunta ‘Que futuro você quer como ancestral?’. Tenho um projeto social que liga muito a este tema e que faz jus a este futuro que quero para o mundo”, comenta.

O diretor da Associação Comercial da Bahia, Marcos Casais, afirma que o espaço é importante para o desenvolvimento econômico do estado e de cada empresário. Durante a palestra, ele destacou a importância de se preparar para alcançar o topo. “Todo empresário mira o primeiro milhão de faturamento, então chegar neste momento é importante para qualquer empreendedor. Mas quanto maior a responsabilidade que você tem em venda, aumenta a responsabilidade na sua entrega. Por isso é importante ter mentores que digam que precisa ter uma continuidade, ter mentores em ambientes empresarias, onde esteja com pessoas que tenham o mesmo desafio. O game começa a virar, porque os desafios são outros e você precisa estar conectado com pessoas com a mesma mentalidade”, detalha.

Criador do termo “afroempreendedorismo”, o professor Nelson Carvalho parabenizou o Sebrae por conta do evento. “Agradeço a compreensão do Sebrae de termos essas oportunidades para falarmos sobre daquilo que a gente sabe, do que a gente é, e de onde a gente vem. Tivemos uma harmonia entre as pessoas que fizeram o painel, o fórum que é disruptivo, inovador e provocador. O público estava muito atento para entender a assuntos que talvez nunca tenham ouvido”, celebra.

Em seguida, a segunda palestra “Como a IA pode alavancar os seus negócios” ocorreu com o especialista Daniela Klaiman. Ela trouxe insights práticos, visão de futuro e aplicações reais da IA para micro e pequenas empresas. “Eu tentei dar uma desmistificada nessa tecnologia. A gente fala muito sobre ela mas faz muito pouco uso ainda no Brasil, mas causa muito medo e fascínio. Tentei simplificar e trazer algumas dicas e pra quê usar no dia a dia”, comenta.