ASN BA
Compartilhe

INDEX 2026 será realizada em maio com previsão de crescimento de 20% em público e expositores

Realizado pelo Sebrae e pela Fieb, maior evento da indústria do Nordeste acontecerá de 6 a 8 de maio de 2026, no Centro de Convenções Salvador
Por Pedro Soledade e Carlos Baumgarten/ML
ASN BA
Compartilhe

A próxima edição da INDEX, maior evento da indústria do Nordeste, já tem data confirmada: 6 a 8 de maio de 2026, no Centro de Convenções Salvador. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (4/11), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). A escolha do mês de maio se deve à celebração do Mês da Indústria, e o evento promete um crescimento de 20% no número de expositores e de público, com previsão de atrair entre 35 e 40 mil pessoas.

Realizada em parceria entre o Sebrae Bahia e a Fieb, com produção da Bahia Eventos, a INDEX, na última edição, reuniu mais de 300 indústrias expositoras 100% baianas, sendo 60% formadas por pequenos negócios. Além disso, ofereceu mais de 250 horas de conteúdo e contou com 11 espaços de interatividade e capacitação. O evento movimentou ainda R$ 98 milhões em negócios e recebeu mais de 30 mil visitantes.

A apresentação da nova edição foi conduzida pelo coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon, e pela gerente de Relações Sindicais da Fieb, Manuela Martinez. Entre as novidades de 2026, estão a criação de um espaço dedicado ao crédito e financiamento para a indústria, a ampliação da arena de inovação – com foco no ecossistema de startups – e uma nova área voltada à conexão entre o setor industrial e o mercado de trabalho, com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou o papel estratégico da INDEX para o fortalecimento da indústria baiana. “A INDEX chegou para ficar. Temos a previsão de crescimento de quase 20% em público e expositores, e estamos trabalhando junto à Fieb, para, mais uma vez, projetar a Bahia para o Brasil. Não tenho dúvida de que será mais um grande sucesso, ajudando a alavancar o desenvolvimento da nossa indústria, do nosso estado e do país”, afirmou.

O diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, ressaltou o caráter transformador do evento. “A INDEX é mais que um evento, é um movimento que se configura numa vitrine para a indústria baiana. O objetivo é fazer com que o público conheça melhor o que a micro e pequena indústria do nosso estado produz com qualidade e competitividade”, disse.

Já o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, destacou a importância do evento para a promoção das marcas e produtos baianos. “Temos um ambiente de exposição e rodadas de negócios com compradores de outros estados e países. Nosso objetivo é expor as marcas da Bahia para o mercado da Bahia, do Brasil e do mundo. Esse ano, queremos ampliar ainda mais essa presença”, concluiu.

O evento contou também com a presença do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes.