ASN BA Atualização
Compartilhe

Chapada Diamantina se destaca na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte

Produtores levam a qualidade dos cafés especiais da região ao principal evento do setor
Por Nara Zaneli para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Belo Horizonte sediou a Semana Internacional do Café (SIC) 2025, um dos maiores eventos do setor cafeeiro do mundo, de 5 a 7 de novembro, reunindo profissionais, compradores e produtores de diversas regiões do país e do exterior. A Bahia marcou presença com 26 produtores representando as regiões da Chapada Diamantina, Planalto da Conquista e Serras do Sertão, sendo oito da Chapada Diamantina, apoiados pelo Sebrae.

Para a gestora de projetos do Sebrae em Seabra, Andressa Rodrigues, a presença baiana na SIC fortalece a imagem da região como produtora de cafés de excelência. “A Semana Internacional do Café é uma vitrine mundial. Estar aqui representa uma oportunidade estratégica para os produtores da Chapada, conectando-os a novos mercados e consolidando a região como referência em cafés especiais. É o resultado de um trabalho que une técnica, sustentabilidade e muito amor pelo que se faz. O Sebrae é parceiro dos produtores em diversas frentes, e além de participação em feiras e acesso à mercado, oferecemos capacitações e consultorias especializadas, que são fundamentais para a melhoria de gestão dos produtores”, ressaltou a gestora.

Durante o evento, foram realizadas rodadas de negócios, painéis técnicos e sessões de cupping (prova de cafés especiais), conduzidas por Glayco Barbosa, da A2G2 Consultoria, que ressaltou a importância desse processo. “O cupping é essencial para determinar o perfil sensorial do café, o que agrega valor e gera mais confiança dos compradores. É nesse momento que os cafés mostram suas características únicas e ganham visibilidade no mercado nacional e internacional”, afirmou.

Entre os destaques da Chapada Diamantina, estiveram os três primeiros colocados do 1º Concurso de Cafés Especiais da Chapada Diamantina nas categorias Café Natural, Café Via Úmida e Café Fermentado, além da premiação do Florada Premiada, que consagrou Daniela Alcântara, do Café Serra da Batava, como vencedora na categoria Melhor Café por Região.

A produtora do Sítio União, Marília Oliveira, celebrou o aprendizado e o reconhecimento, destacando a importância da participação em eventos como a SIC. “Participar de eventos desse porte é inspirador. Foi realmente um divisor de águas, descobrir o mundo do café, com todas as chances de negócio. Nos dá novas chances de crescimento, onde trocamos experiências, conhecemos novas tendências e saímos ainda mais motivados a continuar investindo e defendendo nossa Chapada no cenário nacional e internacional”, afirmou.

Já o produtor do Café Serra da Batava, César Alcântara, destacou a importância da união entre produtores e parceiros, e falou sobre o prêmio Florada Premiada, que o Café Serra do Batava, levou entre os cafés regionais.

“Ficamos muito felizes com a conquista do nosso café que foi o campeão da Florada Premiada. Eu e minha esposa Daniela fazemos questão de participar e o apoio do Sebrae tem sido fundamental para que possamos crescer com qualidade e competir em pé de igualdade com outras regiões do país. Tivemos várias oportunidades de fazer negócios e novas parcerias. É mais um aprendizado, e a Chapada Diamantina tem cafés incríveis, e cada vez mais o mundo vai saber disso”, concluiu.