ASN BA
Compartilhe

Na 5º edição do Café com Energia, empresas apresentam ações em prol do desenvolvimento do segmento Óleo e Gás na Bahia

Investimentos, capacitação de fornecedores, desenvolvimento de ações voltadas para sustentabilidades foram alguns dos temas tratados no encontro
Por Rosana Silva para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Donos de pequenas empresas do segmento de Óleo e Gás participaram, nesta terça-feira (18), da 5º edição do Café com Energia, realizado na agência Sebrae Costa Azul, com apresentação de representantes das empresas Acelen e Tecnosonda, que abordaram algumas das ações que realizam na Bahia, como investimentos, oportunidades para fornecedores locais, entre outros temas. Além disso, soluções para mediação de conflitos entre empresas também foi assunto abordado no encontro, por meio da iniciativa Solucionar Bahia: mediação e arbitragem para todos os negócios.

“Ter a presença de vocês aqui é muito importante, este é um espaço democrático que ocorre há bastante tempo e, todo ano, temos a tradição de trazer cinco grandes demandantes desta cadeia. Tenho trabalhado também à frente do Polo Sebrae Onshore, com vistas a qualificar as empresas do segmento”, disse a coordenadora do Sebrae Energia, Aline Lobo, que é líder do Líder do Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore do Sebrae Bahia.

Para dar início ao encontro, o representante da empresa Acelen, Fábio Zanandrea, apresentou os objetivos da empresa, ações voltadas para qualificação interna, para capacitação dos negócios locais, a exemplo da qualificação de fornecedores.

Acelen opera a Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde. Passou a gerir esse ativo que inaugurou o refino privado no país. Com quatro anos, a empresa tem o objetivo de evoluir o setor de energia e participar ativamente da transição energética no Brasil. A refinaria produz mais de 30 produtos para um portfólio de 50 clientes interessados em combustível, diesel, gasolina, aviação, entre outras. “A empresa já investiu mais de R$ 3 bilhões em modernização, aumento de capacidade, recorde de produção e melhoria do ativo. Tudo isso só foi possível por causa dos mais de 1.100 colaboradores que ali trabalham”, explicou Fábio.

Entre as ações realizadas, o programa Acelen Performance conecta iniciativas para seleção, qualificação e acompanhamento das empresas contratadas de forma colaborativa, a fim de alavancar a performance tanto da empresa quanto dos fornecedores, aprimorando a gestão delas com o ganho de reconhecimento por boas práticas. Fabio indicou que esse programa é a forma de as empresas interessadas participarem da concorrência. “Lançado em março deste ano, o programa quer fortalecer a relação com os fornecedores, baseado nos critérios de seleção, qualificação e monitoramento”.

O impacto desse programa pode ser constatado, segundo Fábio, por meio de fornecedores alinhados aos requisitos legais da Aceleren, fomento à economia e ao desenvolvimento regional, melhoria na gestão de negócios, melhora nas práticas de fabricação e networking e geração de negócios.

Em seguida, representantes da empresa Tecnosonda, Marcilio Junior, Rangel Júnior e Daniel Delis falaram sobre a história de 57 anos do empreendimento, projetos realizados, contratos e ações ESG. Segundo Daniel, a história da empresa está relacionada à refinaria de Mataripe. “Vocês conhecem a Tecnosonda como empresa de fundações e geotecnia, mas hoje em dia é uma empresa full service, atendendo clientes na parte de eletromecânica, construção e manutenção civil e fundações também. Atendemos diferentes mercados, como óleo e gás, mineração, energias, infraestrutura, atuando em vários estados do Brasil”.

A empresa tem expertise nas áreas de petroquímica, óleo e gás, trabalhando com montagem elétrica, construção de dutos, manutenção industrial e paradas, construção civil, manutenção, engenharia e facilities. E apresenta soluções em engenharia, para captação de clientes internos com inovação e confiança.

Segundo Daniel, as parcerias têm sido importantes para o desenvolvimento da Tecnosonda. “Para alcançar os objetivos, a gente precisa entregar qualidade, segurança e confiança, assim, construímos parcerias e uma empresa sólida. Temos trabalhado para desenvolver fornecedores que estão na Bahia, porque não podemos crescer sozinhos”.

Mediação para conflitos empresariais

Consultoras do Sebrae, Fabiana Carvalho e Rejane Lisboa, da empresa OAK Innova, apresentaram o projeto Solucionar Bahia – Mediação e arbitragem para todos os negócios, destinado às micro e pequenas empresas, que buscará resolver conflitos entre negócios de forma extrajudicial e rápida. Assim, a iniciativa oferece aos pequenos negócios um preço mais acessível, orientação técnica e jurídica, mediação e conciliação empresarial, arbitragem expedita, tabela de custos diferenciada e capacitação para resolução de conflitos. O atendimento ocorre na Associação Comercial da Bahia.

Prêmio Petrobras

Empresa especializada em soluções sustentáveis para manutenção industrial e preparação de superfícies, a Chescoved do Brasil Ltda foi a vencedora do Prêmio Petrobras, na Categoria Pequena Empresa (2025). O diretor da Chescoved, Miguel Roca, assim como o engenheiro da referida empresa, Eduardo Cardoso Garrido, falaram sobre a atuação no segmento de Óleo e Gás, explicaram o uso técnico da inovadora tecnologia de preparação e limpeza de superfícies Sponge-Jet. Além disso, reforçaram a importância da capacitação para atuação no segmento, sendo o fator que contribuiu para alcançar a premiação.

“Tivemos um apoio forte do Sebrae voltado para capacitação de modo a estarmos aptos na base de fornecedores da Petrobras e diversas outras empresas da cadeia de Petróleo e Gás. Temos em nosso histórico a participação em projetos, capacitações, como o Sebraetec, que estimula a preparação para ISO e certificações como um todo, além da área de atuação junto às mídias, e-commerce e diversas outras capacitações que fortaleceram a Chescoved neste sentido”, explicou Eduardo.

Aline Lobo falou sobre o acompanhamento feito pelo a Chescoved e o crescimento da empresa ao longo do tempo. “Esta empresa não veio do setor de óleo e gás. Ela fez trabalho de diversificação de portfólio, de tecnologia, de inovação, assim a empresa se posicionou. Ficamos felizes de ter levado essa empresa baiana atendida pelo Sebrae e queremos ampliar o numero de participação de empresas em nosso projeto da Bahia”.