O Sebrae Bahia, em parceria com o Hub Lighthouse, promoveu nesta quarta-feira (26), em sua sede, no bairro do Costa Azul, em Salvador, o Demoday dos programas Startup Nordeste e Inova Cerrado. O encontro marcou a conclusão da etapa de treinamento, aceleração e investimento das startups participantes, reunindo empreendedores, investidores e parceiros para a apresentação das soluções desenvolvidas ao longo dos ciclos e para a consolidação de novos negócios e oportunidades de investimento.
O encontro foi conduzido pela gestora do Programa Startup Nordeste do Sebrae Nacional, Webia Pereira, que iniciou a apresentação explicando a programação do evento, que incluiu painéis sobre investimento, dinâmicas de integração, depoimentos de representantes de startups e pitches para investidores. “Hoje o programa Startup Nordeste contribuiu para aumentar o número de concentração de startups no país. Antes, nós não tínhamos uma representatividade nordestina no mapa de inovação do Brasil. Hoje, o Nordeste é a segunda região mais bem posicionada no mapa da inovação com 23,53% das startups do Brasil. Então, a gente está aqui para poder identificar esses talentos, mapear, preparar, capacitar para que a gente possa resolver os problemas. É um programa que tem educação empreendedora, negociação com investidores e programas de internacionalização”.

Na sequência, o painel de abertura e resultados dos programas foi mediado pelo coordenador de negócios inovadores do Sebrae Bahia, Tauan Reis, com a participação do diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, Handerson Leite, do sócio da aceleradora de startups Ventiur Smart Capital, Leonardo Mezzomo, e do consultor de inovação da Troposlab, Thales Ponciano.
Tauan apresentou os números alcançados pelo Programa Startup Nordeste. “Inicialmente, foram inscritos 340 projetos, dos quais 87 avançaram para a fase de bolsa. Atualmente foram formalizados em 87 CNPJs, recebendo auxílio financeiro da FAPESB, em parceria com o Sebrae Nacional e o Sebrae Bahia. Este evento marca o Demoday, o momento final de apresentação e troca de experiências presencial. Estamos na quinta edição do programa, e no próximo ano iniciaremos o sexto ciclo. Acreditamos que o Startup Nordeste tem gerado resultados positivos para o nosso ecossistema”.

Handerson Leite reforçou o papel das parcerias. “A FAPESB foi parceira do Sebrae nesse movimento. No Startup Nordeste nós apoiamos 80 projetos de startups baianas e no Inova Cerrado mais 40 projetos de startups baianas. Foi extremamente produtivo porque a gente vê que os resultados são animadores e a gente já está preparando a parceria para os próximos anos, porque esse resultado faz a gente pensar que nós precisamos cada vez mais investir nesses pequenos negócios para que a gente possa dinamizar nossa economia, não só no estado, como também no todo Nordeste”.
Durante o painel, Thales Ponciano relatou o processo de aceleração do Inova Cerrado. “Estive com 20 startups do Inova Cerrado aqui do estado da Bahia, onde a gente participou de um processo de aceleração de seis meses de duração, com mentorias semanais, encontros coletivos, encontros com esses ecossistemas e participação em eventos, e geraram números incríveis. Aqui no Demoday estamos encerrando essa parte do programa, mas as atividades e o aprendizado aí serão para toda a vida dos empreendedores”.
Já Leonardo Mezzomo ressaltou o impacto da aceleração. “Estou muito orgulhoso com a finalização de mais um programa de desenvolvimento de novos negócios inovadores realizado aqui no estado da Bahia. Foram 80 projetos acelerados nos últimos seis meses, mais de 2.400 horas de atendimento técnico especializado, mais de 150 mentores especialistas em temáticas necessárias para o desenvolvimento de novos negócios. Parabéns ao Sebrae Bahia e Sebrae Nacional e a FAPESB por toda dedicação e toda missão em desenvolver economicamente o estado da Bahia”.
A programação reuniu empreendedores, investidores e aceleradoras para celebrar resultados e fortalecer o ecossistema de inovação nordestino. O evento incluiu painéis sobre investimento, dinâmicas de integração, depoimentos de empreendedores e apresentações de pitchs, além da participação ativa do público que incentivou os empreendedores durante as apresentações.
O Programa Startup Nordeste
O Startup Nordeste tem como principal objetivo fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste, impulsionando o crescimento da economia regional por meio de produtos e serviços de alto valor agregado. A iniciativa fortalece a identidade da região e busca posicionar o Nordeste como um polo promissor de inovação em nível nacional e global.
O programa é estruturado em etapas que acompanham o desenvolvimento das startups: Inscrição e seleção, quando os empreendedores submetem seus projetos e os mais promissores são escolhidos; bolsa de apoio, quando os selecionados recebem auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) para viabilizar o desenvolvimento inicial; capacitação e aceleração, quando as startups participam de mentorias, treinamentos e eventos de integração, transformando ideias em negócios escaláveis; e investimento e internacionalização, momento em que as empresas mais maduras avançam para negociações com investidores e programas de expansão internacional.


