ASN BA
Compartilhe

Novas Salas do Empreendedor ampliam atendimento em municípios do Centro-Norte da Bahia

Espaços oferecem informação, formalização e baixa de empresa, dentre outros serviços voltados às micro e pequenas empresas
Por Tamara Leal para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Dispositivo previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a Sala do Empreendedor oferta serviços de formalização, emissão de alvará provisório e do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), Declaração Anual, baixa de empresa, alterações cadastrais e informações sobre cursos, capacitações e oficinas do Sebrae, prefeituras e entidades parceiras.

E com o objetivo de ampliar esses serviços e fortalecer o empreendedorismo no Centro-Norte da Bahia, as prefeituras de Umburanas e de Capela do Alto Alegre, em parceria com o Sebrae, inauguraram no mês de novembro as suas Salas do Empreendedor. Em ambos os municípios, os equipamentos estão sediados junto aos Postos do CrediBahia.

Além de ressaltar a importância da Sala do Empreendedor, o gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Pereira, destacou a integração de órgãos e serviços. “Na Sala do Empreendedor cumprimos os eixos das políticas públicas de desenvolvimento e a oferta de soluções no cumprimento da missão do Sebrae. Já na CrediBahia, os empreendedores serão orientados na tomada de crédito consciente e com taxas de juros competitivas. Assim, todos juntos, com missões distintas, mas complementares, fomentamos o empreendedorismo na nossa região”, falou Geronilson.

No mês de abril, as Prefeituras de Mairi e Filadélfia inauguraram as Salas do Empreendedor em seus municípios. Já o município de Gavião agendou a inauguração do equipamento para o primeiro trimestre de 2026. Com essas inaugurações, a Regional do Sebrae – com 32 municípios na base de atuação -, contará com 28 Salas do Empreendedor (veja relação abaixo), sendo que quatro delas estão sem atividades.

Na Sala do Empreendedor, o munícipe é atendido pelo Agente de Desenvolvimento, profissional qualificado para dar ênfase às políticas públicas voltadas ao empreendedorismo. Eles promovem o desenvolvimento local e territorial com ações que incentivam e ampliam as compras governamentais, educação empreendedora e desburocratização, com a realização de serviços e, consequentemente, a transformação do município em um bom local para morar, trabalhar, gerar emprego e renda.

Mesmo sendo equipamento fundamental para facilitar a formalização de pequenos negócios, além de apoiar e orientar as micro e pequenas empresas, quatro municípios da Regional do Sebrae ainda não implantaram as Salas do Empreendedor.

Base Regional

Dos 32 municípios atendidos pelo Sebrae em Jacobina, os municípios de Andorinha, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Jacobina, Jaguarari, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Pindobaçu, Piritiba, Ponto Novo, Quixabeira, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Umburanas, Várzea do Poço e Várzea Nova.

A Prefeitura de Gavião agendou a inauguração da Sala do Empreendedor para o primeiro trimestre de 2026. Os municípios de Itiúba, Mundo Novo, Riachão do Jacuípe e São José do Jacuípe contam com equipamentos sem atividade. Já os munícipes de Antônio Gonçalves, Baixa Grande, Tapiramutá e Várzea da Roça não contam com Sala de Empreendedor.

Informações

Para mais informações sobre as soluções do Sebrae ou as Sala do Empreendedor, os interessados podem procurar a unidade do Sebrae em Jacobina, localizada na Avenida Orlando Oliveira Pires, nº 871, Centro, com atendimento pelo telefone (74) 3621-4342. Já em Senhor do Bonfim, a agência fica na Rua Dr. Costa Pinto, nº 80, Centro, e o telefone para contato é (74) 3541-3046.