A conquista da equipe da TV Uneb de Seabra na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025, na categoria Jornalismo Universitário, marcou um momento especial para, sobretudo, para a Chapada Diamantina. O podcast “O Licuri é Delas: Trabalho, Identidade e Sustentabilidade na Chapada Diamantina” levou o primeiro lugar nacional com uma produção que une narrativa sensível, relevância social e valorização do empreendedorismo feminino. A premiação, realizada na quinta-feira (4), em Brasília, reforça a importância de olhar para as histórias do território e reconhecer o impacto das mulheres que transformam suas comunidades por meio do trabalho com o coco licuri.
Integrante da equipe vencedora, Anna Paula Oliveira celebrou emocionada a conquista e destacou o simbolismo do reconhecimento. “Ser premiada nacionalmente é indescritível. Já tínhamos vivido a alegria de vencer no nível estadual no ano anterior, e esse ano novamente, mas agora sentir que nosso trabalho alcançou o Brasil inteiro é uma honra imensa. Ganhar essa premiação nacional mostra que estamos no caminho certo e que a comunicação feita com respeito, escuta e compromisso é capaz de transformar realidades e alcançar lugares que a gente nem imagina”, disse.
Anna reforça ainda, a importância do trabalho coletivo para essa conquista tão relevante para o jornalismo local. “Esse projeto é coletivo, carrega a voz das mulheres do licuri, o trabalho conjunto dos meus colegas, e a força da nossa região. A produção foi construída ao lado de Eloisa Carmo, que esteve comigo em cada etapa, e contou com a edição sensível de Bores Júnior”, explica.
O trabalho desenvolvido pela equipe formada por Eloisa do Carmo Oliveira, Anna Paula Oliveira e Bores Júnior, foi orientado pela professora doutora, Juliana Almeida, e evidencia a importância de narrativas que fortalecem identidades, tradições e protagonismo feminino no empreendedorismo rural. Além disso, reforça o papel das universidades como espaços de inovação, crítica e construção de caminhos para o jornalismo transformador.
Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, o reconhecimento reafirma o valor da produção jornalística feita na Bahia e do trabalho de fortalecimento dos pequenos negócios realizado pelo Sebrae, especialmente em relação ao empreendedorismo feminino. “Esse prêmio mostra a potência da nossa comunicação regional. A Chapada Diamantina tem histórias riquíssimas, e vê-las ganhar visibilidade nacional através de jovens jornalistas é motivo de orgulho. O Sebrae acredita no poder da informação para fortalecer negócios, inspirar pessoas e transformar realidades”, afirmou.
Prêmio Sebrae de Jornalismo
O Prêmio Sebrae de Jornalismo destacou ainda produções nacionais em diversas categorias, como Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo e o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, reconhecendo iniciativas que valorizam o empreendedorismo, a sustentabilidade e histórias que impactam o Brasil.
O podcast “Rota Quilombola: turismo de memória, resistência e pertencimento”, de autoria de Bruno Faustino e veiculado pelo Portal Negócio Rural (ES), foi o grande vencedor da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que destaca as principais produções jornalísticas sobre empreendedorismo no país.
A jornalista Elizabeth Oliveira, do veículo carioca O Eco, especializado em pautas ambientais, foi a vencedora na categoria Jornalismo em Texto, com matéria sobre compostagem no Brasil. A jornalista recebeu o prêmio com surpresa e destacou como os composteiros estão fazendo a diferença.
Na categoria Jornalismo em Vídeo, o primeiro lugar ficou para matéria sobre negócios liderados por empreendedores com mais de 60 anos, produzida por Carina Dourado, Patrícia Araújo, Sigmar Gonçalves, Rafael Calado e Márcio Stuckert e veiculada pela TV Brasil (DF).

