Fábio Ferreira é proprietário da Pizzaria Massapê, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Depois do pontapé inicial como MEI, o empreendedor viu com o auxílio do Sebrae a oportunidade para crescer e ampliar seu negócio. Hoje, sua pizzaria é uma microempresa com maior faturamento e é referência no município conhecido por seus conterrâneos Caetano e Maria Bethânia.
O empresário se recorda com lucidez de sua caminhada empreendedora até alcançar o estágio atual do seu negócio. Fábio lembra que após a assessoria do Sebrae para o setor de bares e restaurantes, com orientações do mentor Márcio, mudou a forma de enxergar seu comércio.
“Mudei totalmente a administração da pizzaria. O Sebrae me mostrou coisas que eu não conseguia enxergar. Hoje, consigo enxergar, de fato, todos os custos que eu tenho. Antes, só fazia pagar contas e não sabia o que estava pagando”, destaca Ferreira que viu o faturamento do negócio aumentar e se transformar em microempresa.
Com a mentoria e o acompanhamento personalizado do Sebrae, a empresa viu seu faturamento bruto ampliar em 26%. Um avanço significativo para a saúde financeira da empresa, conforme acrescenta Fábio.
Analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Karla Pedrosa explica que a Pizzaria Massapê participou do projeto de alimentação fora do lar por meio da consultoria de gestão eficiente para bares e restaurantes, além do seminário Empretec – duas ações decisivas para o desenvolvimento da empresa. A consultoria e o Empretec foram executadas a partir de uma parceria e contrato firmado entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Santo Amaro, visando o fortalecimento da gastronomia local.
Engajado, além da consultoria que incluiu mentoria e recursos como fichas técnicas e planilhas como foco na organização financeira, o empresário também participou de uma palestra sobre atendimento ao cliente e da Imersão VIP: workshop sobre inteligência artificial – este último realizado em outubro de 2025, em Santo Antônio de Jesus.
Mudança de MEI para ME
Para Fábio, a migração de MEI para microempresa (ME) foi um divisor de águas. “Toda empresa e empresário sonham em crescimento, mas é necessário dar o primeiro passo. Com a mudança para ME, consigo enxergar muito além e visualizar o futuro do negócio. Busco ser referência no ramo de pizzaria aqui em Santo Amaro – minha pizzaria já está entre as três, mas quero chegar em primeiro lugar com melhor estrutura, qualidade do produto e com excelência em termos de administração”, conclui.
