Vitória da Conquista segue fortalecendo sua participação no Programa Cidade Empreendedora, iniciativa executada pelo Sebrae, que apoia a transformação da gestão pública a partir de ações estruturantes voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios. A cidade, que tem na atividade comercial um dos principais motores da economia, tem priorizado a melhoria do ambiente de negócios, a modernização dos serviços municipais e a ampliação da atuação das Salas do Empreendedor como pilares estratégicos para 2025.
O programa, implementado em diversos municípios baianos, estimula a atuação integrada entre gestão pública, lideranças empresariais e sociedade civil, sempre com foco na geração de oportunidades, no fortalecimento do empreendedorismo e na dinamização econômica. Para isso, organiza ciclos de trabalho envolvendo diagnóstico, planejamento, capacitação e execução de políticas públicas voltadas aos pequenos negócios, desde produtores rurais e MEIs até empresas de pequeno porte.
Segundo a gerente do Sebrae em Vitória da Conquista, Josi Viana, o envolvimento dos gestores municipais no processo tem sido um diferencial para consolidar resultados. “Nesses grupos de trabalho estão principalmente secretários municipais e algumas lideranças da sociedade civil. É um espaço onde discutimos muito sobre gestão pública, mas de forma prática: apresentamos instrumentos, ferramentas e conhecimento para fortalecer as capacidades dessas pessoas. Esse processo é fundamental, porque cria uma rede local comprometida com o desenvolvimento e dá sustentabilidade às ações do programa”, afirma.
A agente de desenvolvimento Priscilla Dantas, que atua na Prefeitura de Vitória da Conquista, destaca que o apoio ao programa é fruto de uma relação consolidada e estratégica com o Sebrae. “A adesão ao programa se deu porque o município conhece e reconhece a expertise do Sebrae no assunto e já possui uma parceria que se estende há anos”, ressalta.
Ela explica ainda que a economia local, movida predominantemente pelo comércio e pelos serviços, depende diretamente da qualificação e do atendimento ao pequeno empresário. “Somos um município que vive majoritariamente do comércio de materiais e serviços, então cuidar do empreendedor, especialmente do MEI e das microempresas, é fundamental para garantir o nosso crescimento econômico”, afirma.
Priscilla antecipa que 2026 será um ano voltado à modernização e expansão dos serviços da Sala do Empreendedor, além do avanço em políticas públicas de inovação e digitalização. “Para o ano próximo pretendemos essencialmente cuidar das Salas do Empreendedor, modernizá-las e avançar naquilo que diz respeito à inovação, ao acesso aos serviços do município por parte do pequeno comerciante”, explica.
Em 2026, reuniões, encontro e ações com o comitê gestor foram realizadas e um cronograma de ações para o próximo ano está sendo formatado. Segundo a agente, o foco central da atuação do município dentro do programa tem sido direto: “Nosso principal foco tem sido o fortalecimento dos pequenos negócios, na facilitação do acesso a serviços e estratégias de inovação para os empreendedores”, concluiu a agente.

