Cada início de ano é um novo momento para organizar a gestão dos negócios e começar bem o novo ciclo de 12 meses que virá pela frente. Como referência em capacitação e orientação para os empreendedores, o Sebrae, atento às necessidades de quem decide empreender, realizou na quarta-feira (28), no Hotel Mais, em Lauro de Freitas, o Xeque Mate Empresarial 2026. A iniciativa teve como principal objetivo preparar os participantes para a criação do planejamento estratégico de suas empresas.

O evento trouxe como palestrante a consultora organizacional e especialista em gestão de pessoas, Cris Costa. Com foco em planejamento estratégico, crescimento digital, vendas e oratória, o treinamento contou com diversas dicas fundamentais da palestrante. “Comunicação é tudo dentro de uma empresa, assim como a criação de processos que devem ser seguidos pelos funcionários para otimizar o tempo e para que cada um saiba o que tem que fazer”, destacou Cris.
A gestora da agência Sebrae em Lauro de Freitas, Shirlei Santos, considerou o evento uma grande oportunidade para os empresários que participaram. “Apresentamos informações relevantes para um bom planejamento das empresas, para que elas desenvolvam, nos próximos meses, estratégias inteligentes, eficazes, resultando em mais produtividade. Assim, o empresário pode gerir melhor e aplicar o tempo de forma estratégica em seu negócio. Foi muito proveitoso, os participantes saíram de lá animados e com possibilidade de novos atendimentos do Sebrae”, destacou.
Proprietária da Rainha Afrohair, Emiliane Regis Dias trabalha com fabricação e venda de extensões capilares e aproveitou a oportunidade para absorver o máximo de conhecimento sobre aspectos importantes do empreendedorismo. “Eu percebi que essas capacitações do Sebrae nos dão oportunidades de aprendizado que a gente dificilmente teria condições de pagar. Sempre saio energizada, com vários insights, consigo aplicar isso na vida real e vejo resultados”, afirmou.

O gerente executivo da KA Sports, empresa de gestão de carreira de jogadores de futebol, Raimundo Neto, também aproveitou o Xeque Mate Empresarial e falou da transformação que o Sebrae lhe proporcionou. “O Sebrae me fez enxergar que a gestão de carreira de jogadores é um nicho muito grande, que vai além do campo. Aqui aprendi que o mais importante está fora do campo. São as demandas para resolver, o dia a dia do atleta, das famílias, fornecedores e empresas parceiras. Essas conexões são feitas ao longo do processo, então isso me faz estar cada vez mais próximo do Sebrae”, disse.

O seminário foi um desdobramento de um outro evento realizado pelo Sebrae, o Jogada de Mestre, que aconteceu em setembro do ano passado e teve como palestrante principal Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel e referência nacional no mundo dos negócios.
-

