Na manhã desta quarta-feira (30), o Sebrae recebeu lojistas e colaboradores de lojas dos shopping centers Lapa e Piedade para o seminário “Visual Merchandising: sua loja atingindo alta performance em atendimento e vendas”, ministrado por Anna Libório, profissional que já transformou mais de 3 mil lojistas na Bahia através dos seus conhecimentos e vivências de mercado. O evento gratuito destinado a lojas enquadradas como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI) aconteceu no Cine Imperial – Shopping Center Lapa.
“Nós convidamos Anna Libório que é sumidade nessa área de vitrinismo e de visual merchandising para trazer exatamente o que os lojistas precisam. Estamos aqui entre eles e isso facilitou bastante para perceber como está o movimento dos shoppings e quais são as necessidades dos pequenos negócios. Esse seminário foi fruto da observação da nossa equipe e da própria parceria que a gente tem com a administração do Center Lapa e do Piedade, por isso, conseguimos modelar essa solução para que ficasse com o tempo ideal para que os lojistas pudessem sair dos seus negócios e participar do evento”, conta Wagner Santos, gestor da Agência Sebrae Center Lapa.
Em sua apresentação, Anna trouxe questões que estão relacionadas ao Visual Merchandising como: vitrinismo, iluminação adequada, técnicas de venda adequadas e atualizações sobre o varejo levando em consideração, sobretudo, os impactos causados pela pandemia no mercado varejista e sobre a mudança no comportamento do consumidor. Anna falou para os participantes que o primeiro contato que o cliente tem com o produto oferecido por eles é através do contato visual, ou seja, a cor, a imagem, a marca e o que ela transmite, elementos estão em primeiro plano. Mas, segundo ela, a comunicação não verbal é outro elemento fundamental para os clientes.
“Comunicação não verbal, a exemplo dos ombros, é muito importante. Fiquem atentos para ter uma postura de acolhimento e de se posicionar e falar para o cliente que você está ali às ordens dele e, assim, efetivamente vender, porque você não vai entregar mercadoria”, afirmou a palestrante, fazendo referência ao modelo de venda que existia em sua infância, no qual a compra partia da necessidade do cliente que precisava se deslocar até as lojas e, hoje, ele tem tudo disponível no conforto de casa e pode escolher.
No final do seminário, foram sorteadas duas lojas, uma de cada shopping, para receber uma visita de análise de Anna Libório, e a participante Alexandra Bispo foi uma das contempladas no sorteio. Alexandra é atendente de loja na Danda Kayá, espaço afro que possui loja colaborativa e salão especializado na cultura e estética negra, localizado no Shopping Center Lapa, e ficou muito feliz de ter sido escolhida.
“Eu amei! Vão ter pontos negativos que eu vou corrigir como também vão ter outros que eu vou agregar mais ainda, além dos pontos positivos que ela vai analisar. Eu sempre tenho comigo que conhecimento é algo que ninguém nos tira e quanto mais a gente tem, melhor. O que me atraiu para o seminário foi a possibilidade de trazer novidades para a loja e atrair o público com o visual merchandising e tudo mais que foi explicado. Tiveram muitas dicas que eu não imaginava, mas que vão ser boas para agregar um pouco mais na loja”, reconhece a atendente.
Wagner Santos explicou que essa é a primeira vez que o Sebrae em Salvador faz um evento com grandes shoppings da cidade e em parceria entre dois shoppings que resolveram se unir. Ele disse ainda que, além do Piedade e do Center Lapa, outros grandes shoppings de Salvador também receberam o suporte do Sebrae com capacitações para os lojistas nos meses de abril e maio.
Em continuidade à parceria do Piedade e Center Lapa, no dia 20 de abril, às 8h, dessa vez no auditório do Shopping Piedade, acontecerá a Palestra “Dia das Mães – Bombando nas vendas de Shopping”, conduzida por um especialista em marketing e vendas para apresentar dicas importantes para que as equipes consigam realizar os melhores atendimentos e conversão de vendas no período do dia das mães, através de técnicas e dicas importantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link (Clique aqui).
-
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
