Os vencedores da etapa estadual na 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora foram anunciados nesta quinta-feira (10), em Salvador, pelo Sebrae Bahia. A cerimônia de premiação foi realizada com a presença dos finalistas no auditório da entidade e transmitida pelo canal do YouTube.
Nesta edição, foram 32 projetos inscritos de todo o estado, com propostas implementadas nos ensinos fundamental (anos iniciais e finais), médio, profissional e superior. Destes, 14 foram classificados como finalistas.
O Prêmio tem como objetivo premiar e reconhecer iniciativas em formato de projetos com perfil empreendedor, implementados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e liderados pelos professores dos diversos níveis educacionais que promovam impactos positivos no desenvolvimento de competências empreendedoras dos estudantes.
De acordo com o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, que participou do evento presencialmente, acreditar na educação é validar a importância do papel de professores e educadores em geral para o desenvolvimento do País.
“Vocês que estão aqui são todos premiados e estão representando aqueles que não puderam estar nesta final. Todos vocês fazem acontecer atuando na sua comunidade, trabalhando com os seus alunos, fazendo com que eles possam entender o empreendedorismo e, com isso, contribuir para a nossa nação e o nosso estado”, afirmou.
Para Luana Carulla, gestora do projeto de Educação Empreendedora no Sebrae Nacional, atuar com empreendedorismo no ambiente acadêmico e escolar é empoderar as pessoas para que elas possam alcançar seus objetivos.
“Pensar em educação empreendedora é realizar sonhos. O Sebrae tem em sua missão desenvolver projetos de vida, conteúdos para que as pessoas saibam o que é empreender, que é muito mais que abrir um negócio. É empoderar pessoas, desenvolver objetivos, alcançar metas e, aí sim, ser uma pessoa de sucesso. Vocês são a concretização do que é possível fazer para que o nosso país seja cada vez melhor”, afirmou, direcionando sua palavra aos professores presentes.
As práticas válidas para concorrer ao Prêmio de Educação Empreendedora devem ter sido implementadas em uma aula específica ou de forma transdisciplinar, com duração e formatos diversos, que inclua cursos, programas, desafios, competições, atividades no contraturno ou em interação com a comunidade do entorno da instituição de ensino.
“O mais interessante da educação empreendedora é que ela permeia várias áreas do conhecimento. Pode ser desenvolvida na dança, na engenharia química, nas artes dramáticas, em letras e tantos campos do conhecimento. As pessoas que estão aqui para receber o prêmio são professores de várias áreas. Todos eles impulsionaram atividades, ferramentas da educação empreendedora no formato interdisciplinar”, afirmou a gestora do projeto de Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, Ana Luci Des Graviers.
Os vencedores em 1º lugar de cada categoria, além de terem suas práticas divulgadas nacionalmente, participarão da etapa nacional e concorrerão com projetos implementados em outros estados.
Para José Soares, gestor do projeto de Educação Empreendedora para o ensino superior no Sebrae Bahia, é possível realizar grandes projetos que mostrem ao estudante as possibilidades de atuação profissional.
“Sempre acreditei e estou podendo vivenciar a educação empreendedora atuando com todos vocês. É um projeto que transforma a vida das pessoas e busca apoiar a jornada de professores e alunos por meio do desenvolvimento de competências capazes de despertar o potencial empreendedor que há em cada um de nós”, completou.
O professor Marcelo Dutra, vencedor estadual da 1ª edição do Prêmio na categoria Ensino Superior e 3º colocado na etapa nacional, também participou do evento e deu dicas para que os educadores possam implementar projetos em suas instituições e participar do Prêmio com êxito.
O evento contou ainda com a palestra de Edgar Andrade, que abordou o tema “Educação Maker e o Protagonismo Juvenil”.
Vencedores
CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS)
1º lugar (Ouro)
Projeto: Misturas que dão sabor
Instituição: Escola Municipal Maria Ribeiro
Município: Sobradinho (BA)
Proponente: Ana Paula de Souza Leite Pereira
2º lugar (Prata)
Projeto: Metamorfose
Instituição: Escola Municipal Francisco Benício dos Santos
Município: Itororó (BA)
Proponentes: Ismaik Andrade Souza Ribeiro, Edizânjala Almeida, Stephane Pereira de Souza e Maria Cássia Ribeiro
CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL II (ANOS FINAIS)
1º lugar (Ouro)
Projeto: Cultura Digital: Inovação, Empreendedorismo por meio das Relações Digitais
Instituição: Centro Educacional de Itacaré
Município: Itacaré (BA)
Proponentes: Imara Queiroz Bispo, Raimunda Silva Soledade e Simone de Carvalho Martins de Andrade
2º lugar (Prata)
Projeto: Crônicas do Meu Lugar
Instituição: Escola Municipal Maria Dias Trindade
Município: Paripiranga (BA)
Proponente: José Souza dos Santos
3º lugar (Bronze)
Projeto: Reaproveitar e Empreender Preservando a Caatinga
Instituição: Colégio Municipal 24 de Fevereiro
Município: Sobradinho (BA)
Proponente: Ana Maria Fernandes
CATEGORIA: ENSINO MÉDIO
1º lugar (Ouro)
Projeto: Projeto Jovem Empreendedor: criatividade e responsabilidade
Instituição: Colégio Estadual José de Souza Machado
Município: Central (BA)
Proponentes: Cleonice Carneiro Lima, Jair Antonio Teixeira Maciel, Jucimar Fernandes Almeida Cambuí, Maria Valdilene Cipriano da Costa e Rafael Souza Mendes
2º lugar (Prata)
Projeto: Como economizar tinta ou toner nas impressões realizadas nas escolas da rede pública de ensino
Instituição: Colégio Estadual Anísio Teixeira
Município: Palmas de Monte Alto (BA)
Proponentes: Ueliton Jesus de Oliveira, Catarina Dos Santos Lima e Dário Gabriel dos Santos Melo
3º lugar (Bronze)
Projeto: Orçamento Familiar
Instituição: Colégio Estadual Integração – CEI
Município: Mucuri (BA)
Proponentes: Leilio Maximon Teixeira Alves, Gabriel Peres Santos, Cleidiane Santos e Silvia Dacles Soares
CATEGORIA: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
1º lugar (Ouro)
Projeto: Planejamento Estratégico Empreendedor para Enfrentamento de Impactos Pandêmicos
Instituição: Instituto Federal Baiano
Município: Itaberaba (BA)
Proponentes: Leciane da Silva Moreira Ferreira, Neiani S. Araújo, Lylia P. Freitas, Adrielle N. Araújo, Jacklane S., Carlos Kauan, Caio A. Farias, Pedro Henrique de S. B. Nascimento, Bianca Alice S. de Britto, Cássio José A. Araújo, Emanuel Lucas T. Bastos Sena e Ellen M. Azevedo
2º lugar (Prata)
Projeto: Agro Empreendedorismo na Gestão Agrícola
Instituição: Instituto Formação – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Município: Barra da Estiva (BA)
Proponentes: Mainan Mendes Nunes, Beatriz Anjos, Edinei Souza, Guido Ribeiro, Joaquim Barbosa, Johnnie Coelho, Leuziane Bonfim, Maria Herculina Jr. Pires, Mauricio Caires, Pablo Nunes, Patrick Marciel Silva e Wesley Caires
3º lugar (Bronze)
Projeto: Grupo de Palestra do Cetep – GPC
Instituição: Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim
Município: Macaúbas (BA)
Proponentes: Edivaldo de Souza Xavier, Luana Filgueira e Daniela Araújo
CATEGORIA: ENSINO SUPERIOR
1º lugar (Ouro)
Projeto: Arretadas Aceleradora de Empreendimentos Femininos
Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Município: Ilhéus (BA)
Proponente: Katianny Gomes Santana Estival, João Carlos de Pádua Andrade, Zina Angélica Caceres Benavides e Francisco Mendes Costa
2º lugar (Prata)
Projeto: Maratona de ideias EAUFBA
Instituição: Universidade Federal da Bahia – UFBA
Município: Salvador (BA)
Proponente: Luciana Alves Rodas Vera
3º lugar (Bronze)
Projeto: EQ Play Engenharia Química em Jogo – Módulo Educação Empreendedora
Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Município: Ilhéus (BA)
Proponentes: Geovana Pires Araújo Lima e Jéssica Barbosa da Silva do Nascimento
Edital para o Ensino Superior
Durante o evento de premiação, foi anunciada a 2ª edição do edital de Educação Empreendedora do Ensino Superior, que será lançado ainda no mês de março, e irá selecionar 15 instituições de ensino superior da Bahia para desenvolver a educação empreendedora por meio da capacitação de docentes e estudantes universitários em qualquer área do conhecimento.
Os representantes de instituições interessadas deverão ficar atentos ao lançamento do edital, que apresentará soluções do Sebrae para impulsionar o empreendedorismo no espaço acadêmico de nível superior, como disciplina de Empreendedorismo, Inovação e Negócios de Impacto Socioambiental, mentorias para professores e projetos, papo com startups, oficinas temáticas em Gestão, programa de empreendedorismo feminino, ideação com Design Thinking, dentre outras soluções.
As informações completas sobre o projeto de Educação Empreendedora podem ser obtidas pelo portal do Sebrae, ou ainda por meio da Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800 e e-mail educacaoempreendedora.ba.sebrae.com.br.
-
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
