Para celebrar o Dia Internacional da Mulher a Agência Sebrae em Lauro de Freitas e o Programa Sebrae Delas realizaram o evento “Liderança Feminina fazendo a diferença nos negócios”, na manhã desta quinta-feira (10), no Villa Armazém, em Lauro de Freitas. O encontro voltado para potenciais empreendedoras e mulheres que já empreendem reuniu diversos atores locais, comunidades, coletivos, associações e instituições que já realizam trabalhos voltados para mulheres e que contribuem para o desenvolvimento pessoal, profissional e técnico delas.
“A proposta do evento foi trazer o máximo de conhecimento para que as mulheres se inspirem em diferentes áreas do negócio e também para sua vida pessoal e consigam ter resultados ainda melhores. A comunidade compareceu, as histórias das mulheres convidadas refletiram muito a essência da mulher que não desiste, que está correndo atrás dos seus objetivos e que busca o seu lugar no espaço de poder. O saldo do evento foi super positivo”, avalia Shirlei Santos, gestora da Agência Sebrae em Lauro de Freitas.
A escritora e mentora de líderes, Joanna d’Aarc Sales, realizou a abertura do evento com sua palestra que abordou a liderança feminina a partir das virtudes humanas, em especial das mulheres, e do autoconhecimento. Joanna também falou do perfil resiliente das empreendedoras, mesmo diante de um cenário no qual as mulheres têm 28% de chances de ocupar um cargo de liderança, são apenas 9% das CEOs no mundo e onde 49% das empreendedoras iniciam sem planejamento.
“Os anseios de todas as mulheres são: ser reconhecida e respeitada, ter independência financeira, ser empoderada para agir e se posicionar, ter negócios sustentáveis e lucrativos, ocupar espaços de poder com dignidade e conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional”, destacou a palestrante.
O encontro foi seguido de uma mesa redonda com convidadas que compartilharam suas trajetórias de vida e profissional. A mesa, além de Joanna d’Aarc, também foi composta por Juranildes Araújo, vice-presidente da Fecomércio Bahia e subcoordenadora da Câmara da Mulher da Bahia, representando a coordenadora da Câmara Estadual da Mulher, Rosemma Maluf; Solange Borges, chef de cozinha e responsável pela página Culinária de Terreiro, no Instagram; Zazá Souza, historiadora, pós-graduada em negócios, e mestra em direito, governança e políticas públicas; e Eliz de Souza, palestrante, consultora de gestão de marca pessoal e especialista em mercado condomínio.
De acordo com a gestora do Sebrae, a seleção para compor a roda de conversa foi feita propositalmente para trazer mulheres de segmentos e setores diversos, com histórias pessoais e profissionais distintas, e até de crenças e estilos de vida. “Nós buscamos essa diversidade porque é o que reflete a nossa sociedade, não só no âmbito feminino. Queríamos mostrar para as mulheres presentes que cada uma representa um pouquinho do que nós somos, mas cada uma tem a sua própria história, inclusive elas”, enfatiza.
A publicitária e empreendedora na Mahina Especiarias, Eliana Costa, esteve no encontro e contou que continua frequentando os eventos do Sebrae porque são motivadores.
“Eu participei do primeiro evento com mulheres de Lauro de Freitas [depois da pandemia], agora desse e, mais uma vez, estou saindo enriquecida. O Sebrae consegue reunir um grupo maravilhoso de mulheres porque entende as nossas dificuldades. Nós, mulheres empreendedoras, desejamos prosperar e construir a nossa história, só que, às vezes, nos falta norte, motivação e exemplos. Então, sempre que a gente encontra um onde podemos sentar e realmente escutar pessoas que estão fazendo, que sabem como fazer e que, principalmente, têm a sensibilidade de compartilhar o seu conhecimento, não tem como sair do mesmo jeito que chegou porque cada evento deste nos transforma”, reconhece.
Este encontro teve o apoio da Câmara da Mulher Empresária (CME) de Lauro de Freitas e da Sicomércio Bahia de Camaçari e região.
Os eventos realizados pelo Sebrae seguem rigorosamente os protocolos relacionados à Covid-19, como distanciamento social, uso correto da máscara, além da solicitação de comprovante de vacinação com, no mínimo, duas doses.
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
-
