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Oficina ajuda empresários a melhorarem atuação no digital

Capacitação ’Marketing digital do zero’ ofereceu conteúdo condensado sobre o uso de estratégias e ferramentas do marketing digital
Por Cristiana Fernandes
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Mesmo com o aumento significativo do uso das redes sociais ainda existem muitas pessoas em processo de adaptação, sobretudo donos de pequenas empresas que precisam aprender a considerar o digital como uma ferramenta importante para o negócio. Para auxiliá-los nessa jornada, o Sebrae ofereceu a oficina ‘’Marketing digital do zero: passo a passo para começar!”, na última segunda-feira (17), na Agência Sebrae Costa Azul, seguindo todos os protocolos relacionados ao distanciamento social e ao uso correto da máscara, além da solicitação de comprovante de vacinação contra a Covid-19, com no mínimo duas doses. 

Mediada pelos especialistas em pequenos negócios e orientadores do Sebrae Ana Bárbara Nascimento e Diego Queiroz, a oficina apresentou conteúdo condensado sobre o uso de estratégias e ferramentas do marketing digital para melhorar a conversão e as vendas das empresas através de um melhor posicionamento de marca, identificação da persona, aumento de engajamento e uso adequado das redes sociais e suas ferramentas direcionadas para negócios, com foco em uma atuação mais profissional.

“Com essa oficina percebemos que os empresários estão querendo fazer o marketing digital de suas empresas, mas precisam saber como começar. Então, as dicas que a gente dá são para utilizar melhor as redes sociais, fazer divulgação, buscar engajamento e criar conteúdos relevantes. É importante para eles começarem de uma forma correta para conseguir atingir mais clientes e vender, que é o que eles querem desse ambiente, conversão em vendas”, aponta Ana Bárbara.

Responsável por apresentar a parte de métricas e números gerados pelo trabalho com redes sociais, Diego explicou que não há uma fórmula pronta para obter bons resultados, segundo ele, a ideia é testar. “A gente pode investir recursos em alguma campanha, algum post ou link patrocinado, mas é muito importante também analisar qual o retorno que essa campanha teve, por isso as métricas são importantes porque podemos mostrar insights do que erramos e como podemos melhorar”, avalia.

Para ajudar os empresários na análise dos resultados obtidos no Instagram, Diego elencou três dicas que podem melhorar a leitura dos dados e a estratégia de atuação na plataforma:

Dica 1 – Horários e dias de postagem: através do painel de insights é possível identificar quando as postagens são mais visitadas e se programar para ter um alcance maior com base nesses dados;

Dica 2 – Gênero e localização: ao identificar quem está acessando o perfil, torna-se viável o direcionamento de assuntos para esse público o que torna o trabalho mais assertivo;

Dica 3 – Tomada de decisão: Analisar o quanto cada campanha gerou e agir em cima dos resultados é fundamental. Por exemplo, se o público atingido é diferente do que estava previsto para aquela campanha ou postagem, se faz necessário pivotar, fazer um trabalho interno para adequar a forma de trabalho aos clientes ideias. Para isso, precisa agir com rapidez.

Diana Pereira é uma das proprietárias da empresa Acqua Tour Viagens e decidiu participar da oficina para se capacitar e aprender mais sobre marketing digital que, para ela, são ferramentas que vêm fazendo a diferença para alavancar os negócios.

“Depois dessa oficina eu vou precisar rever o nosso propósito, o que a gente tem para oferecer de melhor para os clientes, repensar o engajamento das viagens e oferecer mais dicas. Essa oportunidade que o Sebrae está dando é um diferencial que nós vamos ter como empreendedores, principalmente na área de viagens, onde tudo é rede social. Nós temos que estar antenados com todas as tendências”, afirma a empresária.

Capacitações

Além da oficina ‘’Marketing digital do zero: passo a passo para começar!”, que pode ser considerada como conteúdo de entrada, o Sebrae também oferece um portfólio com outras oficinas e mentorias nas quais o cliente pode ter acesso direcionado e mais aprofundado sobre Instagram, WhatsApp Business, Google Meu Negócio, LinkedIn, Tráfego pago, dentre outras. Para se inscrever, basta acompanhar a unidade do Sebrae em Salvador no Sympla (Clique aqui).

O Sebrae ainda possui as consultorias Sebraetec, que oferecem soluções mais robustas, além do Acelera Digital, para o cliente que quer colocar algum produto no mercado. Para saber mais sobre o Sebraetec, acesse o site sebraetec.com e para mais informações sobre o Acelera Digital, basta entrar em contato através do telefone 71 3320-4324.

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