ASN BA
Compartilhe

Luís Eduardo Magalhães fecha 2021 com 30% em compras da agricultura familiar

Dados fazem parte do balanço do programa Cidade Empreendedora, que também registra aumento no número de abertura de MEI
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

O programa Cidade Empreendedora tem como meta desburocratizar os serviços voltados para micro e pequenas empresas para impulsionar o empreendedorismo local. É o que está acontecendo no município de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, a partir das consultorias que foram realizadas com a realização do programa no município. Em conjunto com o poder público, o Sebrae tem trabalhado para facilitar a vida dos empreendedores.

“Através do programa Cidade Empreendedora foram realizadas as consultorias de Compras Públicas e da Agricultura Familiar, Educação Empreendedora, Sala do Empreendedor, Desburocratização e Redesim para criação de um plano municipal de desenvolvimento que organize as políticas públicas municipais para melhorar o ambiente de negócios, em especial para micro e pequenas empresas”, disse Adriana Morais, gerente do Sebrae em Barreiras.

O Cidade Empreendedora de 2021 foi encerrado com um balanço positivo. Pela primeira vez, o município comprou 30% de produtos da Agricultura Familiar, exigidos por lei. A consultoria de Compras Públicas e da Agricultura Familiar apoia os municípios na definição de estratégia para aumentar a participação da produção da agricultura familiar na alimentação escolar.

A determinação é que, no mínimo, 30% do valor repassado a estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

A Sala do Empreendedor também apresenta resultados satisfatórios. Houve aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEI) em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2020, foram abertos 646 MEI e, neste ano, o total chega a 1.050.

Para o diretor de Indústria e Comércio do município de Luís Eduardo Magalhães, Gilson Sena, os dados obtidos na Sala do Empreendedor em 2021, mostram que as pessoas estão começando a acreditar mais, principalmente porque os empreendedores estão sendo capacitados, tendo suportes por meio de treinamentos, palestras e oficinas.     

“Tivemos um excelente resultado na Sala do Empreendedor, com aumento de 61,5% no número de abertura de MEI. Acrescentamos consultorias importantes na Sala para elaboração de plano de negócios, marketing digital, finanças, entre outras, com parceria com o Sebrae, e trouxemos para dentro da Sala, o crédito fácil, com apoio do CrediBahia”, disse o diretor.

Já na consultoria Educação Empreendedora, que propõe promover o empreendedorismo nas escolas, foi elaborado o plano de ação para 2022. A segunda fase está prevista para fevereiro, com implantação efetiva e monitoramento das ações. A meta é capacitar 1.089 professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção de 980 alunos da mesma modalidade. O Sebrae entrará como parceiro do município promovendo capacitação de educadores, que serão multiplicadores para os alunos em Oficinas Remotas e no Programa Jovens Empreendedores (JEPP).

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800