Se engana quem acha que para fidelizar e vender mais é necessário ter grandes estratégias e alto investimento. Às vezes, tudo que o pequeno empresário precisa já está em suas mãos. Com a popularização do WhatsApp como um dos principais canais para se comunicar entre as pessoas, surgiu o WhatsApp Business, uma variação do aplicativo principal, com o intuito de colocar em contato negócios e clientes. Por isso, o Sebrae ofereceu a palestra “Como usar o WhatsApp Business na sua empresa?”, com a administradora de empresas e pós graduada em Gestão de Líderes em Alta Performance, Bárbara Santana, nesta segunda-feira (22), na Agência Costa Azul. A palestra terá uma nova turma no sábado (27), informações no fim da matéria.
Na palestra, Bárbara ajudou os empresários a compreenderem a importância de oferecer um atendimento rápido, porém atencioso, aproveitando as possibilidades do WhatsApp Business para se organizar e vender de maneira mais estratégica.
As ferramentas comerciais e suas funcionalidades oferecidas pelo aplicativo, são: Perfil Comercial, para descrever o segmento; Catálogo, demonstra o trabalho através de fotos; Mensagem de ausência, avisa automaticamente que pode atender naquele momento e oferece outras possibilidades; Mensagem de saudação, ajuda a não deixar o cliente na espera; Respostas rápidas, agiliza o atendimento; e Etiquetas, servem para segmentar os interesses organizando por conversas e/ou clientes.
Pensando nos empresários que trabalham sozinhos, a palestrante elenca três ferramentas que devem ser prioridade por serem as mais vitais: Catálogos, Respostas rápidas e Etiquetas. “São elas que fazem fidelizar os clientes. A ideia desse projeto é fidelização para ter uma venda perene e não apenas fazer uma venda e acabar”, destaca.
Para Bárbara, a busca por aprimorar as habilidades para lidar com WhatsApp Business e o digital vai além de ser algo fundamental para os pequenos empresários. “Eu diria que é libertador. Quando você se adequa a uma ferramenta que, apesar de já ter quase dois anos, é nova, você sai na frente, traz a inovação para sua empresa e abre uma porta de possibilidades de venda. Isso tem um valor incalculável, porque o micro e pequeno empresário vai ter tudo na palma da mão e não vai depender de terceiros para fechar negócio e fazer vendas. Então, hoje, eu não vejo como uma pessoa que tem um negócio não ter o WhatsApp Business”, concluiu.
A empresária Arlete Regina, dona da loja de calçados Gata Que Ri, já usava o aplicativo voltado para negócios, mas ainda não conhecia todas as funcionalidades. Com o ensinamento da palestra, Arlete conseguiu identificar em quais aspectos estava errando e outros que ela já pretende colocar em prática.
Eu precisava ter o conhecimento para me desenvolver melhor. Muita coisa que eu estava fazendo estava errada. Eu achava que seria delicado, mas não era, seria agressivo para o cliente. Tirei muitas dúvidas que eu tinha sobre as listas de transmissão, eu não sabia que eu poderia convidar o cliente através do QR code para entrar no meu WhatsApp e, também, como abordar. Hoje, eu realmente vi que a estratégia digital a gente tem que aprender”, ressalta.
Essa não foi a primeira vez que a empresária participou de alguma capacitação do Sebrae. Segundo ela, há uma relação de confiança na instituição. “Eu confio no Sebrae e já venho sendo acompanhada há mais de 5 anos e é uma assistência com excelência. Eu aprovo e indico a muitos empresários. A minha empresa é uma microempresa que está em andamento para o crescimento e o apoio do Sebrae tá sendo essencial”, finaliza.
Quem não conseguiu comparecer nesta segunda-feira (22), o Sebrae dará uma nova chance para se inscrever na palestra “Como usar o WhatsApp Business na sua empresa?”. O encontro será realizado no próximo sábado (27), pela manhã, também gratuitamente (Clique aqui).
-
Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
