Mudanças na área de gestão, produtividade e marketing foram fundamentais para o crescimento do negócio
O empresário de Irecê Joanderson Aleixo sempre teve o desejo de ter seu próprio negócio. Em 2019, após muita pesquisa no ramo de alimentação, ele identificou que Irecê precisava de uma pastelaria diferente e de qualidade e essa foi maior motivação para a criação da D’vino Sabor Pastelaria. O projeto iniciou com pouco dinheiro, doações de equipamentos, uso de mesas do escritório de advocacia da sua sócia e funcionamento 100% delivery, devido à pandemia. O jovem empreendedor, juntamente com as sócias Graycy e Ravena Dourado, identificou os pontos fracos e fortes da empresa, e com muito planejamento, força de vontade e foco nos resultados, eles colocaram a D’vino Sabor como referência em pastel na cidade.
A empresa cresceu, foi ganhando clientes, se firmou no mercado e o momento mais crítico da pandemia passou, foi então que os sócios entenderam que era hora de mudar para um ponto físico. “Passamos um ano só com entregas, mas sentimos a necessidade de ter um local amplo e confortável para receber nossos clientes e seguir com as entregas do delivery. Com essa mudança, aumentamos em 40% o faturamento da empresa”, explicou Joanderson.
A pandemia também trouxe para os empresários o desafio de reinventar o delivery da empresa para ter um diferencial e mantê-la ativa, foi então que encontraram o suporte necessário no Renova Varejo. “Entendemos que a nossa rede social é a nossa vitrine, mas com o Renova Varejo a gente compreendeu que o marketing é muito mais complexo. Agora, a gente acompanha as estratégias de venda. Continuamos com a qualidade de sempre e o diferencial nos sabores dos pastéis, mas mudamos a proposta do nosso produto. Reduzimos o preço e o tamanho do pastel, e alteramos também o horário de funcionamento para aumentar o nosso faturamento. Deu certo”, comemorou o empresário.
Para Jonderson, o suporte fornecido pelo Sebrae, através das consultorias do Renova Varejo, foi importante para ele ter encontrado um preço viável para o seu produto. “A precificação foi algo fundamental para alavancar as vendas durante a pandemia. A gente até imagina que o preço está competitivo, mas outra coisa é ter um profissional experiente validando o que estamos fazendo. Essa consultoria nos trouxe a importância da rotatividade e do volume de vendas para a saúde do negócio”, avaliou.
Agora, os próximos passos dos sócios são organizar o ponto para deixá-lo mais aconchegante e moderno, investir no fardamento padronizado para a equipe e planejar a abertura de duas filiais, uma em Irecê e outra na cidade de João Dourado.
Segundo a analista do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, essas mudanças só foram possíveis porque os gestores da empresa são inovadores e conseguiram enxergar as oportunidades “Fico feliz porque eles aceitam as mudanças e compreendem onde esses ajustes vão ajudar a melhorar o negócio. O Renova Varejo foi uma ferramenta importante nesse contexto porque contribuiu, de forma efetiva, na área de marketing, inserindo também o marketing de experiência, gestão financeira, estoque e, agora, designer de ambiente. É uma empresa que está trilhando o caminho do sucesso”, concluiu Delian.