ASN BA Atualização
Compartilhe

Supermercado em Irecê investe em visual merchandising e fortalece ações de marketing após o Renova Varejo

Mudanças já estão trazendo resultados positivos para a empresa
Por Nara Zaneli
ASN BA Atualização
Compartilhe

Mudanças já estão trazendo resultados positivos para a empresa

O supermercado Coobrasil está em funcionamento desde o ano de 1987, em Irecê. Mesmo com toda a tradição de 35 anos no mercado, a empresa sempre busca por capacitação e inovação. Com o programa Renova Varejo, do Sebrae, muitos resultados positivos já estão sendo percebidos e as mudanças realizadas nas áreas de marketing, gestão e visual de loja, foram fundamentais para esse sucesso.

Por falar em sucesso, a lanchonete instalada dentro do supermercado não pode deixar de ser mencionada. Com investimento no marketing digital e fortalecimento das ações de marketing, como as promoções diárias, os produtos comercializados são sucesso de público, principalmente a coxinha, que é o carro chefe da lanchonete. Para Ítalo Silveira, do departamento de Recursos Humanos da empresa, a implantação da “Promoção do Dia”, deu mais visibilidade para um produto que já era muito procurado, e, com isso, acabou trazendo mais clientes que compram outros produtos da loja.

“Os clientes já gostavam da nossa coxinha, e vendíamos cerca de 350 unidades diariamente. Depois que fomos orientados pelas consultorias do Renova Varejo, e implementamos a promoção do dia, esse número quase dobrou. A gente divulga, mostra o produto nas redes sociais e, com isso, já chegamos a vender 600 coxinhas em um único dia. Um produto que a gente produz aqui mesmo na padaria e é um sucesso de vendas”, pontuou Ítalo.

Outra ação importante foi a mudança no aspecto interno da loja com auxílio do visual merchandising. Depois da intervenção, a empresa mudou a disposição de alguns freezers, gondolas e prateleiras, facilitando a locomoção das pessoas e o acesso aos produtos. Para Rogério Henrique, gerente do supermercado, essa iniciativa já está trazendo bons resultados, a exemplo do setor de carnes que, a partir da mudança do freezer, aumentou o volume de vendas, e começou a apresentar os produtos de uma forma mais visível para os clientes.

“Essas mudanças foram realmente importantes para o aumento das vendas do setor de carnes. Modificamos a localização do freezer de uma forma, que ficou mais visível os produtos e isso fez com que os clientes tivessem um acesso melhor. Agora, estamos zerando as carnes no final de semana”, comemorou o gerente.

Campanhas específicas para a rede social também foram criadas a partir do planejamento de marketing adotado após as capacitações, além de ações de endomarketing, como a fixação dos tabloides nas sessões e produtos em promoção colocados em destaque. Rogério destaca, ainda, que o próximo passo da empresa é buscar a melhoria dos processos produtivos com foco na padaria e na lanchonete.

“Temos um potencial muito grande ainda para explorar. A nossa padaria já oferta mercadorias muito boas, mas precisamos aumentar o nosso espaço e diversificar ainda mais o nosso mix de produtos. Contamos mais uma vez com o Sebrae e com o Renova Varejo nesse novo momento de busca de aprendizado e expansão”, afirmou.

Para a gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, esse diferencial é percebido pelos clientes que buscam bons produtos, novidades e inovação.

“Hoje em dia é preciso ter esse atrativo para fidelizar o cliente. O supermercado Coobrasil sempre buscou inovar e com o Renova Varejo muitas mudanças foram implementadas. Além de investir em capacitação, marketing e promoções, a empresa está focando na produção interna, com os produtos da lanchonete e da padaria. Estamos inserindo a Coobrasil também no Comércio Brasil, que é mais um canal de acesso para novos clientes. São inúmeras ações, em parceria com o Sebrae, que estão melhorando os processos internos e trazendo outros clientes para o supermercado”, concluiu Delian.