ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae e Senac realizam primeira Oficina Bootcamp sobre Empreendedorismo em Vitória da Conquista

Ação conjunta faz parte do projeto Hub Empreendedor Co.nexo, pioneiro na cidade
Por Nayla Gusmão
ASN BA Atualização
Compartilhe

“Foi uma verdadeira imersão, um divisor de águas, um momento de muitas decisões para o meu negócio. Qualquer pessoa que tenha a ideia de um negócio e fizer esse curso, com certeza, em três dias, vai conseguir tirar a ideia do papel colocá-la em prática”. É dessa forma que o empreendedor José Almir define os últimos três dias vividos dentro da Oficina Bootcamp Empreendedorismo em Ação.

A Oficina foi realizada em Vitória da Conquista, nos dias 10, 11 e 12 de março, no Senac, parceiro do Sebrae nesta ação. O empreendedor que está dando início a uma empresa de cerimonial de casamentos destacou ainda que os três dias foram intensos e superaram as expectativas.

“O Bootcamp trouxe a importância de ter uma gestão e processos bem ajustados. O trabalho que nós fizemos nesse final de semana pode se comprar ao trabalho de montagem de um plano de negócio, mas, muito mais direto, muito mais focado e completo. Foram apenas três dias, mas, três dias muito intensos”, afirmou Almir.

A turma, com cerca de 15 alunos, contou também com a participação da psicóloga Anamélia Sobral. Ela tem descoberto no empreendedorismo a possibilidade de ajudar outras mulheres a aumentarem sua autoestima e entende a importância de ajustar a gestão do seu negócio.

“A psicologia é meu propósito de vida, é o meu negócio. E a imersão no Bootcamp fez toda diferença, porque me trouxe sistematização, as ferramentas de gestão para que eu possa conhecer o meu empreendimento e traçar minhas metas e objetivos em cima de dados sistematizados e não pelo achismo ou instinto. Além disso, a metodologia aplicada nos trouxe a importância da disciplina, cumprimento de horários. Já estou querendo mais, quero ajudar cada vez mais mulheres com meu negócio”, disse a empreendedora.

O BootCamp Empreendedorismo em Ação é uma metodologia, desenvolvida pelo Sebrae Minas Gerais, que busca desenvolver habilidades empreendedoras por meio de capacitações rápidas e com atividades intensivas utilizando a lógica de ‘aprender fazendo’. Durante as 24 horas de capacitação, os alunos tiveram acesso aos conteúdos: mindset empreendedor; cliente e mercado; problema e solução; prototipagem e mínimo produto viável; canais, vendas e modelos financeiros; Lean Canvas, storytelling; e pitch.

Para Liliane Soares, analista técnica do Sebrae, essa foi uma verdadeira oportunidade de imersão para os alunos que desejam empreender. “Eles puderam aprender na prática. Entenderam o que é empreender e saem com o modelo de negócio pronto para desenvolver. Aqui oferecemos todas as ferramentas necessárias para eles tocarem o negócio. Esse projeto piloto teve início em Vitória da Conquista, em uma parceria com o Senac e o objetivo é levar ele para outros municípios”, destacou a analista.

A execução do curso faz parte das ações do projeto piloto Hub Empreendedor Co.nexo, parceria entre o Sebrae e o Senac Bahia, que que visa impulsionar a criação e o desenvolvimento de novos negócios.

Para Gygyane Ferraz, gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória da Conquista, essa parceria tem rendido ótimos frutos. Essa parceria é muito importante porque unimos esforços. O Senac entra com a expertise em educação profissional e o Sebrae traz esses consultores de fora para capacitar os alunos dentro do empreendedorismo. Dessa forma conseguimos atender mais pessoas que saem daqui com competências e habilidades muito mais sólidas para empreender”, concluiu a gerente.